IME/ITASimulado IME) Ligações e Inorgânica Tópico resolvido

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
careca
3 - Destaque
Mensagens: 634
Registrado em: Sex 28 Fev, 2020 12:34
Última visita: 10-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Mar 2021 16 12:41

Simulado IME) Ligações e Inorgânica

Mensagem não lida por careca »

Simulado - IME 2° Fase) Analise se se as moléculas de NO2 e SO2 são paramagnéticas ou diamagnéticas. Além disso, mostre quais serão os produtos desses óxidos em contato com água destilada.
Resposta

NO2 é paramagnético e SO2 é diamagnético. Os produtos são ácido nítrico, ácido nitroso e ácido sulfuroso
------------------------------------------------------
Consegui fazer a segunda parte dessa questão:

2NO2 + H2O --> HNO2 + HNO3

SO2 + H2O --> H2SO3.
-----------------------------------------------------

A minha dúvida é referente a primeira parte. Observando a geometria das moléculas de NO2 e SO2 e aplicando a teoria do orbital molecular:

**|||||||||||||||||*
O=S=O O = N = O

OBS --> Considere * como um elétron.

Toda vez que uma questão pedir para eu analisar paramagnetismo e diamagnetismo eu sempre preciso fazer a T.O.M? A figura parece ser enganosa, porque em SO2 aparenta existir 2 elétrons desemparelhados ( o que não se confirma pela T.O.M do subnível p)

A questão é que, quando aplicada a Teoria do Orbital Molecular para o subnível p. Encontramos que como SO2 tem 12 elétrons P, não existirá elétrons desemparelhados. Mas NO2 tem 11 elétrons no subnível p, havendo 1 elétron desemparelhado.

Última edição: careca (Ter 16 Mar, 2021 12:42). Total de 1 vez.


Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra

Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: Sex 03 Abr, 2020 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Mar 2021 16 18:12

Re: Simulado IME) Ligações e Inorgânica

Mensagem não lida por Ósmio »

Olá careca,

Acho que pra esses vestibulares, a teoria do orbital molecular será útil até moléculas diatômicas. Nunca vi uma questão deles envolver moléculas mais complexas. Enfim, nesses casos use a estrutura de lewis e preencha os orbitais atomicos dos atomos centrais. Pro SO2, você verá que seu octeto estará expandido e todos os elétrons estão emparelhados. Portanto, ele será repelido pela ação de um campo magnético (diamagnético). Já pro NO2, o nitrogênio estará com um octeto incompleto e um elétron desemparelhado, portanto, ele será atraído pelo campo magnético (paramagnético). Lembre da teoria da ligação de valência, em que os orbitais atômicos semipreenchidos se combinam usando elétrons desemparelhados de spin opostos para formar uma ligação sigma ou pi, resultando no emparelhamento desses elétrons.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “IME/ITA”