IME/ITASimulado ITA) Química de Bohr Tópico resolvido

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
careca
3 - Destaque
Mensagens: 634
Registrado em: Sex 28 Fev, 2020 12:34
Última visita: 10-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Jan 2021 26 14:05

Simulado ITA) Química de Bohr

Mensagem não lida por careca »

Analise a sentença, justificando-a.

A energia do orbital 2s do átomo de berílio é igual à energia do orbital 2s do átomo de
boro

--------------------------------------------
Minha solução =
Resposta

A energia de um nível pode ser calculada por: [tex3]E = -Rhc.Z²/n².[/tex3] . Observe que nessa relação há o fator Z², diretamente ligado ao número atômico. Já que o Berílio e o Boro não são isótopos, suas energias nos orbitais 2s são diferentes. Inclusive, a energia do orbital 2s do Berílio é maior que a do Boro já que sua energia é "menos negativa". Afirmação Falsa!
Minha solução está correta?



Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra

Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: Sex 03 Abr, 2020 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Jan 2021 26 14:24

Re: Simulado ITA) Química de Bohr

Mensagem não lida por Ósmio »

careca,

Sua explicação está correta. Mas acho que vale pautar que essa equação só vale para espécies hidrogenóides como Be(3+), C(5+), Li(2+), He(+), todas contendo apenas um elétron. Dessa forma, a carga nuclear experimentada pelo elétron no orbital seria igual ao número atômico. Fora dessa condição, os elétrons mais internos, no caso, do nível 1, filtram parte dessa carga nuclear, fazendo com que o elétron não sofra uma atração por uma carga Z e sim, Zeff.

Última edição: Ósmio (Ter 26 Jan, 2021 14:45). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
careca
3 - Destaque
Mensagens: 634
Registrado em: Sex 28 Fev, 2020 12:34
Última visita: 10-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Jan 2021 26 14:46

Re: Simulado ITA) Química de Bohr

Mensagem não lida por careca »

Entendi, mas se fosse pensado pela Carga Nuclear Efetiva aconteceria de os elétrons do subnível 2s sofrerem a mesma blindagem tanto no Boro e tanto no Berílio.



Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “IME/ITA”