Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

IME/ITA(ITA 2019) Cinética de Reações

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
JeanFinch
iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Ago 2020, 07:17
Última visita: 12-11-20
Set 2020 15 18:13

(ITA 2019) Cinética de Reações

Mensagem não lida por JeanFinch »

A reação de adição nucleofílica de dienos conjugados pode levar à formação de produtos 1,2-substituídos ou 1,4-substituídos, dependendo das condições de temperatura e da estrutura do reagente. A figura mostra o diagrama de energia em função da coordenada de reação para a adição de HBr a 1,3-butadieno.
coordenada da reação.jpg
coordenada da reação.jpg (19.54 KiB) Exibido 2315 vezes
Com base nessa figura, sejam feitas as seguintes afirmações:

I. O produto 1,2 deve se formar mais rapidamente que o produto 1,4.
II. O produto 1,4 é termodinamicamente mais estável que o produto 1,2.
III. Independentemente da temperatura da reação, há a formação de um intermediário comum a partir do qual os produtos são formados.
IV. Se a temperatura for suficiente para fornecer energia aos reagentes e intermediários para formar os produtos, mas não for suficiente para reverter produtos em intermediários, o produto 1,2 será formado majoritariamente.

Das afirmações acima, está(ão) CORRETA(S)

a) apenas I e II.
b) apenas I e IV.
c) apenas II, III e IV.
d) apenas III.
e) todas.
Resposta

Gabarito: I, II, III, IV corretas
Oi gente, se alguém puder me ajudar, eu gostaria de saber porque a afirmação I está correta; a velocidade da reação não é determinada pela etapa mais lenta? Então porque dizer que 1,2 se forma mais rapidamente que 1,4 é certo (afirmação I)?
Assim, eu sei que a velocidade é dada com base na energia de ativação ser elevada ou baixa. Mas nesse caso, o que me gera dúvida é quanto a relevância dessa segunda etapa “Rápida” de ambos os processos, os professores de química nunca explicaram exatamente por que a etapa lenta é o que importa. Na minha cabeça, se supormos que as subsequentes reações de um processo não elementar dependem do produto formado pela lenta, teoricamente a velocidade total da global depende do tempo que leva pra suceder as rápidas, mesmo que tal tempo seja ínfimo, seria incorreto descartar. Logo, por que o que define a velocidade é a etapa lenta? Não se conta o tempo gasto nas rápidas?! Se puderem me ajudar, agradeço.

Editado pela última vez por MateusQqMD em 15 Set 2020, 21:03, em um total de 2 vezes.
Razão: retirar enunciado em forma de imagem (regra 1).
Movido de Físico-Química para IME/ITA em 15 Set 2020, 21:04 por MateusQqMD

Avatar do usuário

A13235378
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 870
Registrado em: 12 Mai 2020, 13:50
Última visita: 23-07-21
Agradeceram: 1 vez
Set 2020 16 09:25

Re: (ITA 2019) Cinética de Reações

Mensagem não lida por A13235378 »

Olá:

Vou tentar explicar de uma maneira, mas não sei se irei conseguir responder sua dúvida.

Você quer saber por que a velocidade é definida pela etapa mais lenta nè?

Vou te dar um exemplo "tosco".

Considere uma viagem de um ponto A para o ponto B em dois momentos:

primeiro = transito normal , por isso durou cerca de 1 hora.
segundo = transito horrivel , por isso durou cerca de 10 horas.

É intuitivo afirmar que quando calculamos a velocidade media final , o fator de 1 hora quase é desprezivel. (nao quer dizer que é totalmente desprezivel)

Por isso na velocidade da reaçao , devemos considerar a etapa lenta.

Agora considere uma segunda situaçao , onde encontrou um caminho mais curto para chegar ate o ponto B (um atalho) e demorou cerca de 9 horas no segundo momento

Isso nao quer dizer essa segunda situação foi rapida , pelo contrario , foi lenta tambem, mas foi mais "rapida" que a primeira situaçao.

Essa rapidez está relacionada com a EA (energia de ativaçao). Se voce encontrar um caminho reacional que tenha menor EA , ou seja os reagentes precisam de menos energia para formar os produtos, é conveniente afirmar que essa etapa será mais rapida.

Espero ter ajudado.

"O que sabemos é uma gota , o que ignoramos é um oceano." Isaac Newton
Avatar do usuário

Autor do Tópico
JeanFinch
iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Ago 2020, 07:17
Última visita: 12-11-20
Set 2020 16 10:19

Re: (ITA 2019) Cinética de Reações

Mensagem não lida por JeanFinch »

Oi mateus, td certo? Então, na verdade eu entendo isso de importar mais o caminho mais longo, mas tipo, suponhamos que a reação seja A->B->C. Se A para B forem 10 horas, B para C 5 horas, e a segunda etapa depende do B formado pela primeira, por que só importaria a mais lenta? Como no exemplo que você deu, se o caminho fosse 6 horas e depois outra parte 3,5 horas? Eu não poderia dizer q o que vale é o de 6h né?
Ah, e nessa questão do ITA justamente eu pensei como você. A afirmação I diz que uma é mais rápida que a outras, mesmo que a etapa lenta delas seja a mesma, ou seja, aqui o ita não considerou como a etapa lenta a que determina a velocidade, isso me bugou demaiss
Avatar do usuário

A13235378
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 870
Registrado em: 12 Mai 2020, 13:50
Última visita: 23-07-21
Agradeceram: 1 vez
Set 2020 16 11:36

Re: (ITA 2019) Cinética de Reações

Mensagem não lida por A13235378 »

JeanFinch escreveu: 16 Set 2020, 10:19 Oi mateus, td certo? Então, na verdade eu entendo isso de importar mais o caminho mais longo, mas tipo, suponhamos que a reação seja A->B->C. Se A para B forem 10 horas, B para C 5 horas, e a segunda etapa depende do B formado pela primeira, por que só importaria a mais lenta? Como no exemplo que você deu, se o caminho fosse 6 horas e depois outra parte 3,5 horas? Eu não poderia dizer q o que vale é o de 6h né?
Ah, e nessa questão do ITA justamente eu pensei como você. A afirmação I diz que uma é mais rápida que a outras, mesmo que a etapa lenta delas seja a mesma, ou seja, aqui o ita não considerou como a etapa lenta a que determina a velocidade, isso me bugou demaiss
Olha, em nenhum momento a questao afirma qual é a etapa lenta e nem podemos afirmar quantas etapas sao, assim nao podemos concluir nada. Apenas criamos dois caminhos reacionais diferentes com a adiçao de catalisador. Esse caminho novo pode ter nao apenas uma etapa , mas muitas , dependendo de cada situaçao. Todas as etapas podem ser lentas ou todas as etapas podem ser rapidas. A unica diferença é que nas duas situaçoes, aquele que tiver menor EA pode ser "mais" rapida ou "menos" lenta.

Como eu disse , as duas etapas que divergem podem ser lentas , o que diferem é a energia de ativaçao. Pela equaçao de Arrhenius , quanto menor a EA maior a constante de velocidade K , consequentemente a velocidade aumenta, ou seja o catalisador auxilia no aumento de velocidade.

Espero que tenha compreendido.
Editado pela última vez por A13235378 em 16 Set 2020, 11:38, em um total de 1 vez.
"O que sabemos é uma gota , o que ignoramos é um oceano." Isaac Newton
Avatar do usuário

Autor do Tópico
JeanFinch
iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Ago 2020, 07:17
Última visita: 12-11-20
Set 2020 16 11:42

Re: (ITA 2019) Cinética de Reações

Mensagem não lida por JeanFinch »

Sim sim, concordo contigo, eu so achei que aquela primeira elevação (supostamente com a maior energia de ativação das 3 curvas existentes no gráfico) era comum a ambos os caminhos reacionais, e, portanto, seria a “mais lenta” de ambos os produtos, entende? Como se ambos tivessem de Atravessar essa etapa maior antes de chegar nas duas curvinhas menores, mas muito obrigada pela disposição!

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem (USS-2019) Cinética Química
    por sapsap » » em Físico-Química
    2 Respostas
    2482 Exibições
    Última mensagem por sapsap
  • Nova mensagem (UEPG - 2019.1) Cinética Química
    por eivitordias » » em Físico-Química
    1 Respostas
    3209 Exibições
    Última mensagem por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (UEPG PSS - 2019) Cinética Química
    por eivitordias » » em Físico-Química
    1 Respostas
    1390 Exibições
    Última mensagem por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (IME 2019) - Cinética
    por liastudies » » em Físico-Química
    1 Respostas
    476 Exibições
    Última mensagem por Jigsaw
  • Nova mensagem (CECIERJ - 2019 - CEDERJ) Reações Orgânicas
    por ASPIRADEDEU » » em Química Orgânica
    2 Respostas
    990 Exibições
    Última mensagem por ASPIRADEDEU

Voltar para “IME/ITA”