IME/ITAIME 2007 Tópico resolvido

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
GauchoEN
2 - Nerd
Mensagens: 135
Registrado em: Seg 21 Dez, 2020 09:17
Última visita: 27-02-24
Localização: SP
Abr 2021 30 11:44

IME 2007

Mensagem não lida por GauchoEN »

Screenshot_2.jpg
Screenshot_2.jpg (9.76 KiB) Exibido 1041 vezes
A figura acima representa uma fonte sonora que se desloca pela trajetória representada pela linha cheia, com velocidade escalar constante, emitindo um som de frequência constante. Um observador localizado no ponto P escutará o som de forma mais aguda quando a fonte passar pelo ponto:
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5
Resposta

GAB a



Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.~~ Melhor governante brasileiro: Dom Pedro II

felix
2 - Nerd
Mensagens: 224
Registrado em: Seg 12 Jul, 2021 17:05
Última visita: 25-12-23
Jul 2021 12 18:40

Re: IME 2007

Mensagem não lida por felix »

I) O SOM SERÁ MAIS AGUDO, OU SEJA, A FREQUENCIA APARENTE (RECEPTOR - P) SERÁ MAIOR QUE A FREQUENCIA DA FONTE, QUANDO TIVERMOS A MAIOR VELOCIDADE RELATIVA DE APROXIMAÇAO ENTRE A FONTE E O RECEPTOR, FATO QUE OCORRE PARA A FONTE NA POSIÇÃO 1. (ESCREVA A EQUAÇÃO DE DOPPLER PARA ONDAS MECANICAS);
II) EM 2 O SOM SERÁ MAIS GRAVE (OCORRE AFASTAMEMNTO ENTRE FONTE E RECEPTOR)
III) EM 3 NAO HÁ DOPPLER PARA O SOM: VELOCIDADE RELATIVA = 0
IV) O SO É MAIS AGUDO, NO ENTANTO A VELOCIDADE RELATIVA ENTRE A FONTE E O PONTO P (RECEPTOR) É MENOR DO QUE EM 1.
V) EM 2 O SOM SERÁ MAIS GRAVE (OCORRE AFASTAMEMNTO ENTRE FONTE E RECEPTOR)




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “IME/ITA”