Um garoto pode deslizar sobre um escorregador solidário com um barco, a partir de uma altura “H” (ver figura). O plano do escorregador forma um ângulo de 30º com o plano horizontal. A massa “m” do garoto é igual à metade da massa “M” do conjunto barco-escorregador. Supondo que o sistema inicialmente esteja em repouso e desprezando os atritos, no instante em que o garoto atingir o ponto “A”, a velocidade do barco será dada por:
Essas alternativas estão meio estranhas, mas enfim...
Vamos considerar um sistema inercial externo para analisarmos a quantidade de movimento do sistema. Nesse sistema, ambos barco e garoto estão inicialmente em repouso, ou seja, [tex3]\mathsf{\vec{v}_{b}(i) \ = \ \vec{v}_{m}(i) \ = \ \vec{0}}[/tex3]
Ao escorregar da rampa, o garoto adquire velocidade, mas a quantidade de movimento adquirida pelo garoto ocasiona ganho de quantidade de movimento por parte do sistema barco-garoto (para que se conserve a quantidade de movimento). Ou seja, barco junto com o garoto se movimentam, de forma que, para o observador externo, temos que considerar o movimento do barco mais o movimento relativo.
, de forma que a velocidade resultante do garoto é [tex3]\mathsf{\vec{v_g} \ = \ \vec{v_s} \ + \ \vec{v_r} \ = \ \Bigg(v_x \ - \ \dfrac{\sqrt{6 \cdot g \cdot h}}{2}\Bigg) \hat{i} \ + \ \Bigg(v_y \ - \ \dfrac{\sqrt{2 \cdot g \cdot h}}{2}\Bigg) \hat{j}}[/tex3]
A velocidade do barco então é: [tex3]\mathsf{\vec{v_s} \ = \ \dfrac{\sqrt{6 \cdot g \cdot h}}{6} \hat{i} \ + \ \dfrac{\sqrt{2 \cdot g \cdot h}}{6} \hat{j}}[/tex3]
Na expansão livre de um gás ideal, quando ele passa de um volume Vi para um volume Vf, pode-se afirmar que essa expansão pode ser descrita por:
a) uma expansão isotérmica.
b) uma expansão...
Última mensagem
É necessário ver a Teoria sobre o assunto:
O aumento do volume mediante expansão livre implica, em vista da primeira lei da termodinâmica, a manutenção da energia interna do sistema, visto que as...
Os catetos b e c de um triângulo retângulo de altura h (relativa à hipotenusa), são dados pelas seguintes expressões:
b^{} = \sqrt{k+\frac{1}{k}} e c^{} = \sqrt{k-\frac{1}{k}} onde k é um número...
Última mensagem
S = \frac{bc}2 = \frac{ah}2 \iff h = \frac{bc}a
a^2 = k + \frac1k + k -\frac1k = 2k \iff a = k\sqrt2
bc = \sqrt{k^2 - \frac 1{k^2}}
logo
h = \sqrt{\frac12(k - \frac1{k^3})} = \frac1{2k^2}...
As perguntas 15 e 16 referem-se a séries de experiências do tipo seguinte: A 100 mL de uma solução aquosa 0,50 molar de HClO4 acrescenta-se um volume V de uma solução aquosa 1,0 molar de NaOH. Tanto...
19 – Esta questão se refere à situação seguinte: Hoje em dia, até crianças pequenas repetem A fórmula da água é H2O . O problema é como se pode chegar a tal conclusão e até que ponto ela é a única...
23 – Assinale a afirmativa FALSA relativa à lei periódica dos elementos: As propriedades dos elementos são funções periódicas dos seus pesos atômicos.
A) Trata-se de uma observação feita...