IME/ITAquantidade de movimento Tópico resolvido

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
APLA2004
Pleno
Mensagens: 57
Registrado em: Qua 07 Out, 2020 09:40
Última visita: 20-10-22
Jan 2021 07 10:59

quantidade de movimento

Mensagem não lida por APLA2004 »

Opa ent, tlvz minha dúvida seja meio boba mas enfim, no exercício 109 do saraeva ele diz
"Um disco homogêneo, que gira ao redor de seu eixo, possui quantidade de movimento? O eixo do disco esta fixo"
até consegui chegar na resposta correta, mas creio que meu raciocínio n foi condizente com o que o livro sugeriu na resolução, minha dúvida é:
a quantidade de movimento de uma partícula, como a apresentada no exercício, deve ser calculada como a massa dela multiplicada pela soma dos vetores velocidade?

Última edição: APLA2004 (Qui 07 Jan, 2021 11:00). Total de 1 vez.



Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jan 2021 07 13:06

Re: quantidade de movimento

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Olá
Para o ITA é interessante saber das seguintes estruturas, quando se estuda sistemas de partículas (ou corpos maciços)
[tex3]M_{total}\vec{V_{cm}}=\vec{p_1}+\vec{p_2}+...\\
\vec{Q_{cm}}=\sum_{i=1}^{n}\vec{p_i}[/tex3]

onde p são vetores de QDM das partículas do sistema. Para sistemas de massa contínua, é uma integral (deve ser isso que o saraeva envolve)




Autor do Tópico
APLA2004
Pleno
Mensagens: 57
Registrado em: Qua 07 Out, 2020 09:40
Última visita: 20-10-22
Jan 2021 07 13:11

Re: quantidade de movimento

Mensagem não lida por APLA2004 »

pensei nisso mas tipo, eu fiz o seguinte:
no processo se nós dividirmos os vetores em pares, no final de tudo isso resultará em um vetor nulo ai eu interpretei como se a QDM da partícula fosse sua massa multiplicada pela soma de todos os vetores velocidade da mesma, só n sei se é correto pensar assim ou eu tenho que pensar nos próprios vetores de quantidade de movimento




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “IME/ITA”