IME/ITA(Afa 2009) Termodinâmica Tópico resolvido

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20100)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2019 20 17:04

(Afa 2009) Termodinâmica

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20100) »

O gás contido no balão A de volume V e pressão p é suavemente escoado através de dutos rígidos e de volumes desprezíveis, para os balões B, C, D e E, idênticos e inicialmente vazios, após a abertura simultânea das válvulas 1, 2, 3 e 4, como mostra a figura abaixo.



Após atingido o equilíbrio, a pressão no sistema de balões assume o valor p/3. Considerando que não ocorre variação de temperatura, o volume de dois dos balões menores é

a) 0,5V
b) 1,0V
c) 1,5V
d) 2,0V
Resposta

A
Anexos
q15_afa_2009.jpg
q15_afa_2009.jpg (6.21 KiB) Exibido 2439 vezes




Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Jun 2019 20 17:23

Re: (Afa 2009) Termodinâmica

Mensagem não lida por Planck »

Olá amandaperrea,

Inicialmente, nós sabemos que a quantidade mols final será um somatório da quantidade de mols em cada balão. No entanto, da equação de Clapeyron, nós podemos determinar o número de mols em função de [tex3]\text {p}[/tex3] e [tex3]\text{v}[/tex3] . Desse modo, temos que:

[tex3]\text{n}_{\text{total}} = \sum_{a=1}^5 \text{n}_a \, \, \iff \, \, \text{n}_{\text{total}} = \text{n}_1 + \text{n}_2 + \text{n}_3 + \text{n}_4 + \text{n}_5[/tex3]

Da equação de Clapeyron, temos que:

[tex3]\text{n} = \frac{\text{p} \cdot \text{v}}{\text{R} \cdot \text{T}}[/tex3]

Com isso, temos que:

[tex3]\frac{\text{p}_{\text{inicial}} \cdot \text{v}_1}{\text{R} \cdot \text{T}} =\frac{\text{p} \cdot \text{v}_1}{\text{R} \cdot \text{T}} + \frac{\text{p} \cdot \text{v}_2}{\text{R} \cdot \text{T}} + \frac{\text{p} \cdot \text{v}_3}{\text{R} \cdot \text{T}} + \frac{\text{p} \cdot \text{v}_4}{\text{R} \cdot \text{T}} +\frac{\text{p} \cdot \text{v}_5}{\text{R} \cdot \text{T}} \, \, \iff \, \, \text{p}_{\text{inicial}} \cdot \text{v}_1= \text{p} \cdot \text{v}_1 + 4 \cdot \text{p} \cdot \text{v}_0[/tex3]

Note que, como todos os volumes dos balões menores são iguais, coloque todos como [tex3]\text{v}_0[/tex3] . Nesse contexto, ficamos com:

[tex3]( \text{p}_{\text{inicial}} - \text{p}) \cdot \text{v}_1= 4 \cdot \text{p} \cdot \text{v}_0 \, \, \, \, \Rightarrow \, \, \, \, \left(\text{p}_{\text{inicial}} - \frac{ \text{p}_{\text{inicial}}}{3} \right) \cdot \text{v}_1= 4 \cdot \frac{ \text{p}_{\text{inicial}}}{3} \cdot \text{v}_0 \, \, \, \, \Rightarrow \, \, \, \,{\color{forestgreen} \boxed{\text{v}_1 = 2 \cdot \text {v}_0}}[/tex3]

Com isso, o volume de dois dos balões menores é igual ao volume do balão maior [tex3](\text{v}_1)[/tex3] .

Última edição: Planck (Qui 20 Jun, 2019 17:25). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (AFA) 1 Lei da Termodinâmica
    por Santino » » em IME/ITA
    2 Respostas
    1668 Exibições
    Última msg por careca
  • Nova mensagem AFA - 2009) Espelhos planos
    por careca » » em IME/ITA
    4 Respostas
    2013 Exibições
    Última msg por παθμ
  • Nova mensagem (AFA - 2009) combinatória
    por JohnnyEN » » em IME / ITA
    1 Respostas
    1548 Exibições
    Última msg por rcompany
  • Nova mensagem Termodinâmica (gráfico)
    por olympe » » em Física II
    1 Respostas
    579 Exibições
    Última msg por JohnnyEN
  • Nova mensagem ITA 1972- Termodinâmica
    por careca » » em Física I
    0 Respostas
    693 Exibições
    Última msg por careca

Voltar para “IME/ITA”