IME/ITA(ITA - 1974) Capacitores Tópico resolvido

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: Ter 18 Out, 2016 21:11
Última visita: 16-02-24
Localização: Osasco-SP
Abr 2018 01 15:57

(ITA - 1974) Capacitores

Mensagem não lida por joaopcarv »

(ITA-1974) No circuito a seguir carrega-se o capacitor [tex3]\mathsf{C}[/tex3] com uma diferença de potencial [tex3]\mathsf{E}[/tex3] , estando a chave [tex3]\mathsf{k}[/tex3] aberta. Em seguida, afasta-se a bateria e liga-se a chave [tex3]\mathsf{k}[/tex3] . Após estabelecido o equilíbrio no circuito verifica-se que [tex3]\mathsf{50\%}[/tex3] da energia armazenada inicialmente em [tex3]\mathsf{C}[/tex3] é dissipada em [tex3]\mathsf{R}[/tex3] . Conclui-se que a diferença de potencial nos terminais dos capacitores é:
itacapacitor.jpg
itacapacitor.jpg (14.49 KiB) Exibido 2598 vezes
[tex3]\mathsf{a) \ \dfrac{\sqrt 3}{3} \ \cdot \ E;}[/tex3]

[tex3]\mathsf{b) \ \dfrac{E}{4};}[/tex3]

[tex3]\mathsf{c) \ 2 \cdot E ;}[/tex3]

[tex3]\mathsf{d) \ \dfrac{\sqrt 2}{2} \ \cdot \ E;}[/tex3]

[tex3]\mathsf{e) \ \dfrac{E}{2}}[/tex3]
Resposta

[tex3]\mathsf{Alternativa \ e),}[/tex3]
No primeiro arranjo, a fonte polariza o capacitor da esquerda? (Sabendo que um dos polos do capacitor da esquerda está ligado nessa fonte.)

Última edição: joaopcarv (Dom 01 Abr, 2018 15:58). Total de 1 vez.


That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: Ter 18 Out, 2016 21:11
Última visita: 16-02-24
Localização: Osasco-SP
Abr 2018 01 16:20

Re: (ITA - 1974) Capacitores

Mensagem não lida por joaopcarv »

Eu acabei de pensar em algo aqui... Mas não sei se isso não faz sentido teórico, preciso de uma confirmação :

Após o capacitor da direita ficar carregado, ao afastar a fonte e fechar a chave, esse capacitor "faz papel" de fonte, pois tem uma [tex3]\mathsf{DDP}[/tex3] de [tex3]\mathsf{E \ volts.}[/tex3]

Supondo que os outros elementos (o capacitor da esquerda e o resistor) estavam até agora "mortos" (o resistor com certeza estaria sim, mas o capacitor da esquerda eu fiquei em dúvida por sua ligação ao polo negativo da fonte no primeiro arranjo), eu considerei que a carga [tex3]\mathsf{Q}[/tex3] que o capacitor da direita armazenou é movimentada pela tensão deste capacitor no novo arranjo.

No novo equilíbrio, o da esquerda fica carregado com toda a carga do direito.

Se [tex3]\mathsf{50\%}[/tex3] da energia armazenada no capacitor da direita foi dissipada pelo resistor, então os outros [tex3]\mathsf{50\%}[/tex3] da energia armazenada no capacitor da direita acabam sendo transferidos para o da esquerda, ou seja :

[tex3]\mathsf{E_{(esquerda)} \ = \ \dfrac{1}{2} \ \cdot \ E_{(direita)} \ \rightarrow}[/tex3]

[tex3]\mathsf{\dfrac{\overbrace{E'}^{tensão \ entre \ os \ capacitores} \cdot \ \cancel{Q}}{\cancel{2}} \ = \ \dfrac{E \ \cdot \ \cancel{Q}}{\cancel{2}} \ \cdot \ \dfrac{1}{2} \ \rightarrow}[/tex3]

Considerando a transferência total de carga [tex3]\mathsf{Q!}[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{\mathsf{E' \ = \dfrac{E}{2}}}}[/tex3]

Eu considerei que toda a carga flui para o capacitor da esquerda pela conservação de carga (ao meu ver, a dissipação ocorrida em [tex3]\mathsf{R}[/tex3] tem a ver com a perda de energia cinética, e não com a "retenção de carga" no resistor).

Como eu disse, pode ser que nada disso faça sentido e eu achei o resultado por coincidência, por isso, peço para avaliem esse desenvolvimento, até pelas minhas dúvidas teóricas!



That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP

Avatar do usuário
Andre13000
3 - Destaque
Mensagens: 847
Registrado em: Sáb 18 Mar, 2017 17:30
Última visita: 02-03-22
Abr 2018 01 17:00

Re: (ITA - 1974) Capacitores

Mensagem não lida por Andre13000 »

Acredito que a existência daquele resistor serve para confundir o candidato.

No início, temos [tex3]Q=CE[/tex3] , onde Q é a carga obtida pelo resistor na primeira configuração. Se você for pensar a carga se conserva. A não ser que o resistor suma com a carga, pela simetria podemos dizer que cada um dos capacitores obtém [tex3]\frac{Q}{2}[/tex3] de carga. De fato:

[tex3]Q=q+q'\\
q'=CV\\
q=CV\\
Q=2CV=2q\\
q=q'=\frac{Q}{2}[/tex3]

E aplicando a lei dos capacitores, é fácil ver que de fato a ddp nos capacitores será de E/2.


“Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible.” -Richard Feynman

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: Ter 18 Out, 2016 21:11
Última visita: 16-02-24
Localização: Osasco-SP
Abr 2018 01 17:19

Re: (ITA - 1974) Capacitores

Mensagem não lida por joaopcarv »

Andre13000, muito obrigado!! Eu havia proposto algo incoerente, certo? Pois tendo os dois capacitores a mesma capacitância , para entrarem em regime estacionário, eles deveriam ter a mesma caraga armazenada, e pela equação do capacitor, isso significa divisão de tensão igualitária para cada um.

Ou seja, o que eu propus não existiria ao atingir o equilíbrio... agora, com o que você responder, faz sentido também essa divisão de energia entre resistor e capacitores [tex3]\mathsf{\dfrac{E \ \cdot \ Q}{2} \ = \ \dfrac{\frac{E}{2} \ \cdot \ \frac{Q}{2}}{2} \ + \ \dfrac{\frac{E}{2} \ \cdot \ \frac{Q}{2}}{2} \ + \ W_{(resistor)} \ \therefore \ \boxed{\mathsf{W_{(resistor) \ = \ \dfrac{E \ \cdot \ Q}{4}}}}}[/tex3]

Que é metade da energia inicial. Obrigado :D



That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “IME/ITA”