IME/ITAIme 2012 Circuito

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Maifa
Pleno
Mensagens: 53
Registrado em: Sáb 21 Nov, 2020 15:02
Última visita: 07-09-23
Jul 2022 25 07:47

Ime 2012 Circuito

Mensagem não lida por Maifa »

ime.png
ime.png (23.8 KiB) Exibido 839 vezes
A figura apresenta uma placa positiva metálica P1, de massa
A figura apresenta uma placa positiva metálica P1, de massa desprezível, fixada no teto, que dista 10 cm de uma placa idêntica P2. Ambas constituem um capacitor de 16 pF, carregado com 32 pC. A placa P2, está colada em um bloco de madeira com massa m=1 kg, mantido em repouso, encostado sobre uma mola não comprimida. Libera-se o movimento do bloco e, no instante que a compressão da mola é máxima, fecha-se a chave S. Sabe-se que nesse instante a potência dissipada em R2 é 2/3 W e que a aceleração da gravidade g=10 m/s2. A constante da mola, em N/m, é
gabarito

200
Pessoal, tenho duas dúvidas.
1) Pq não posso usar kg=mx pra encontra o k da mola no final da resolução? Vi o Elite justificando a existência de um MHS, eu não poderia fazer a situação de eq pq na condição de máxima compressão da mola a kx=ma?
2) Pq a carga se conserva? O fato dos resistores dissiparem energia me causa um certo desconforto em afirmar que há conservação da carga.




Avatar do usuário
felix
Veterano
Mensagens: 254
Registrado em: Seg 12 Jul, 2021 17:05
Última visita: 19-04-24
Jan 2023 29 23:34

Re: Ime 2012 Circuito

Mensagem não lida por felix »

i) kx = mg, somente para posição de equilíbrio. Entenda que a máxima deformação ocorre quando o bloco de madeira para instantaneamente e para essa situação kx > mg. Na posição de equilíbrio, o sistema, por inércia continua em movimento e assim a deformação da mola continua a aumentar. A máxima deformação ocorre quando o sistema para, mas entenda que essa parada é instantânea.

ii) o consumo é da energia decorrente da movimentação da carga no interior do campo e não do consumo de carga!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (Escola Naval - 2012) Circuito
    por JohnnyEN » » em IME/ITA
    1 Respostas
    1266 Exibições
    Última msg por felix
  • Nova mensagem IME 2012) Cálculo + Geometria Analítica
    por careca » » em IME / ITA
    0 Respostas
    889 Exibições
    Última msg por careca
  • Nova mensagem Circuito elétrico
    por alane » » em Física III
    2 Respostas
    1301 Exibições
    Última msg por TurnNull
  • Nova mensagem (FB) Circuito elétrico
    por Deleted User 23699 » » em Física III
    1 Respostas
    669 Exibições
    Última msg por παθμ
  • Nova mensagem (FB) Circuito elétrico
    por Deleted User 23699 » » em Física III
    1 Respostas
    587 Exibições
    Última msg por rippertoru

Voltar para “IME/ITA”