Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

IME/ITAOBF - mecânica.

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Picolino
Junior
Mensagens: 13
Registrado em: 22 Dez 2021, 23:03
Última visita: 02-05-24
Mai 2022 01 10:45

OBF - mecânica.

Mensagem não lida por Picolino »

Enunciado ->

Cintos de segurança e air bags salvam vidas ao reduzir as forças exercidas sobre o motorista e os passageiros em uma colisão. Os carros são projetadoscom um zona de "enrugamento" na metade frontal do veículo. Se ocorrer uma colisão, o compartimento dos passageiros percorre uma distância de aproximadamente 1 metro enquanto a frente do carro é amassada. Um ocupante restringido pelo sinto de segurança e pelo air bag desacelera junto com o carro. Em contraste, um ocupante que não usa tais despositivos restringentes continua movendo-se para frente, com o mesmo módulo da velocidade (primeira lei de Newton!), até colidir violentamente com o painel ou parabrisa. Como estas superficies são resistentes, o ocupante, então, desacelera em uma distância de apenas 5,0 mm. Para um dado valor de velocidade inicial do carro, indiquemos por F¹ a força que freia a pessoa quando ela não está usando o cinto de segurança e o carro não dispuser de air bag e por F² a intensidade da força que freia a pessoa no carro em que ela dispõe dos dois dispositivos de segurança. A razão F¹/F² vale:

Então pessoal, eu consegui resolver essa questão da seguinte maneira:

- A pessoa tem mesma massa "m" nos dois casos, então a chave é descobrir a desaceleração pra calcular F¹ e F².
- Como o enunciado fornece [tex3]\Delta S[/tex3] para ambos os casos e V inicial é igual, então podemos obter a desaceleração por Torriceli

0 = V² - 2a¹(5 . 10^-3) --> a¹ = v²/100
0 = v² - 2a²( 1 ) --> a² = V²/2

- Fazendo F¹/F² obtive uma razão igual a
Resposta

200
, a mesma do gabarito.

O que acontece é que esse exercício está na parte de Trabalho e Energia mecânica do meu livro, e enão consegui pensar em nenhuma solução que envolvesse esses conceitos, e também não encontrei a questão resolvida em lugar nenhum. Alguém poderia me mostrar, se houver, uma resolução dessa forma?


alison590
1 - Trainee
Mensagens: 64
Registrado em: 12 Jul 2021, 13:38
Última visita: 01-11-22
Mai 2022 01 11:10

Re: OBF - mecânica.

Mensagem não lida por alison590 »

20220501_110951-1.jpg
20220501_110951-1.jpg (45.71 KiB) Exibido 791 vezes

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem OBF - Mecânica
    por Andre13000 » » em Física I
    6 Respostas
    1101 Exibições
    Última mensagem por Andre13000
  • Nova mensagem (OBF - 2007) Eletrodinâmica
    por lucas256 » » em IME/ITA
    1 Respostas
    7671 Exibições
    Última mensagem por aleixoreis
  • Nova mensagem (OBF - 2013) Dilatação
    por steffany » » em Física II
    2 Respostas
    1369 Exibições
    Última mensagem por steffany
  • Nova mensagem (OBF 2015) Termodinâmica
    por undefinied3 » » em Física II
    2 Respostas
    4579 Exibições
    Última mensagem por Andre13000
  • Nova mensagem (OBF 2015) Nível II, Questão 3
    por NãoCriativo » » em Física II
    1 Respostas
    1283 Exibições
    Última mensagem por Tassandro

Voltar para “IME/ITA”