Química GeralPartículas Radioativas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
magben
Imperial
Mensagens: 545
Registrado em: Qui 27 Set, 2018 20:27
Última visita: 19-03-24
Set 2021 10 19:10

Partículas Radioativas

Mensagem não lida por magben »

Analise as seguintes afirmações e assinale como V (se a afirmação for verdadeira) e F (se a afirmação for falsa):

I- Alguns tipos de radiações são utilizadas na Medicina na área de diagnóstico (como por exemplo os raios X são usados nos exames de tomografia computadorizada e radiografias) e na área de terapias (como por exemplo a Radioterapia, que pode utilizar raios X, elétrons e radiação gama).

II- Outro exemplo de aplicação das radiações é a área de Medicina Nuclear. Para a realização desses exames é incorporado ao paciente um radioisótopo que permitirá a visualização da sua distribuição no corpo do paciente, auxiliando em diagnósticos mais precisos.

III- De forma alguma é permitido o uso das radiações ionizantes na área terapêutica, pois as mesmas poderiam causar mais danos do que benefícios.

IV- Alguns elementos radioativos emissores de radiação gama e beta podem ser utilizados na indústria para a verificação de soldas em partes importantes de aviões e soldas em navios. Esse processo é conhecido como gamagrafia industrial.

a) V, V, V, V
b) V, V, F, F
c) V, V, V, F
d) V, F, F, V
e) F, V, V, V




Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Out 2021 07 20:24

Re: Partículas Radioativas

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Verifique esse material:
https://telemedicinamorsch.com.br/blog/ ... a-medicina

Nesse material, tem uma parte que ele diz: "Os tipos utilizados pela medicina nuclear são as radiações alfa, beta e gama."
Ele diz que usa alfa, então a iii é mentira.
Só temos b ou d para escolher.
Agora vamos pesquisar sobre a tal da gamagrafia.

Não tenho certeza, mas não encontrei nenhum material falando sobre usar a radiação beta na gamagrafia.
Todavia, alguns materiais mencionaram que a radiação gama usada na gamagrafia geralmente é proveniente de fontes que também liberam outras radiações (alfa/beta).
Então, se um elemento emite gama + alguma coisa qualquer, posso usá-lo para gamagrafia.
Eu marcaria D.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”