Química GeralReação ácido-base. Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
GLAYDSON
1 - Trainee
Mensagens: 186
Registrado em: Qua 06 Mar, 2019 13:35
Última visita: 25-09-23
Abr 2021 11 12:33

Reação ácido-base.

Mensagem não lida por GLAYDSON »

À medida que se expira sobre uma solução de azul de bromotimol e hidróxido de sódio (NaOH), sua coloração azul característica vai se alterando. O azul de bromotimol é um indicador ácido-base que adquire cor azul em pH básico, verde em pH neutro e amarela em pH ácido. O gás carbônico (CO2) expirado reage com a água presente na solução (H2O), produzindo ácido carbônico (H2CO3). Este pode reagir com o NaOH da solução inicial, produzindo bicarbonato de sódio (NaHCO3):

[tex3]CO2 + H2O → H2CO3[/tex3]
[tex3]H2CO3 + NaOH → NaHCO3 + H20[/tex3]

ARROIO, A. et al. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 29, 2006.

O que a pessoa irá observar à medida que expira no recipiente contendo essa solução?

A) A solução mudará de cor, de azul para verde, e, em seguida, de verde para amarelo. Com o acréscimo de ácido carbônico, o pH da solução irá reduzir até tornar-se neutro. Em seguida, um excesso de ácido carbônico tornará o pH da solução ácido.

B) A solução somente terá sua cor alterada de azul para amarelo, pois será formado um excesso de ácido carbônico no recipiente, o que reduzirá bruscamente o pH da solução.

C) A cor da solução não será alterada com o acréscimo de ácido carbônico. Isso porque o meio é inicialmente neutro e a presença de ácido carbônico não produzirá nenhuma mudança no pH da solução.

D) A solução mudará de azul para verde e, em seguida, de verde para azul. Isso ocorrerá em função da neutralização de um meio inicialmente básico
acompanhado de um aumento de pH na solução, à medida que ácido carbônico é adicionado ao meio.

E) A cor da solução alterará de azul para amarelo e, em seguida, de amarelo para verde. Esse comportamento é justificado pelo fato de o ácido carbônico reduzir bruscamente o pH da solução e depois ser neutralizado pelo restante de NaOH presente no meio.
Resposta

A
Eu entendi a resposta, mas não o por quê do excesso de ácido carbônico no final.




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Abr 2021 11 22:20

Re: Reação ácido-base.

Mensagem não lida por Brunoranery »

Eu entendi a sua lógica. Porém, na alternativa ele diz "com o acréscimo de ácido carbônico", logo, o excesso se refere ao processo que ocorre antes das reações químicas que convertem o ácido carbônico em bicarbonato de sódio e água. Assim, a primeira parte da alternativa se refere às mudanças de cor geradas pela reação e em seguida ele descreve o processo anterior a elas com a ideia de que se você for acrescentando o ácido carbônico, diminuirá o ph com o seu excesso.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”