Química Geral(UFF 2007) Amônia e ar atmosférico Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Fev 2021 19 14:29

(UFF 2007) Amônia e ar atmosférico

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, gente? Sup? :D Poderiam me ajudar nessa questão aqui, por favor? Só a letra "a", tá?

É dito no enunciado que a amônia irá reagir com ar, então eu pensei a reação será:

[tex3]\mathrm{4 NH_3 + 9 O_2 + 4 N_2\rightarrow 12 NO + 6H_2O}[/tex3]

Mas ao ver o gabarito vi que seria:

[tex3]\mathrm{4 NH_3 + 5O_2 \rightarrow 4NO + 6H_2O}[/tex3]

Na verdade eu nem sei se minha equação representa alguma reação, mas eu fui "na do enunciado". Ela disse ar, eu usei os componentes majoritários do ar atmosférico. Como eu deveria proceder para acertar essa questão? Essa equação (segunda) é já manjada? Eu deveria ter ela em mente?

UFF 2007 — O ácido nítrico é um importante produto industrial. Um dos processos para a obtenção do ácido nítrico é fazer passar amônia e ar, sob pressão, por um catalisador acerca de 850 ºC, ocorrendo a formação de monóxido de nitrogênio e água. O monóxido de nitrogênio, em presença do oxigênio do ar, se transforma no dióxido que reagindo com a água forma o ácido nítrico e monóxido de nitrogênio.

a) Escreva as equações balanceadas que representam as diferentes etapas de produção do ácido nítrico através do processo mencionado.

b) Uma solução de ácido nítrico concentrado, de densidade 1.40 g/cm3, contém 63.0 % em peso de ácido nítrico. Informe por meio de cálculos:
I - a molaridade da solução
II - o volume dessa solução que é necessário para preparar 250.0 mL de solução 0.5 M
Resposta

[tex3]\mathrm{4NH_3 + 5O_2 \rightarrow 4NO + 6H_2O \\
2NO + O_2 \rightarrow 2NO_2 \\
3NO_2 + H_2O \rightarrow 2 HNO_3 + NO}[/tex3]

b) 14,0 M; 8,93 mL ≈ 9,0 mL



Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Fev 2021 19 18:00

Re: (UFF 2007) Amônia e ar atmosférico

Mensagem não lida por undefinied3 »

O enunciado já indica o caminho. Monóxido de nitrogênio tem oxigênio, amônia não, então o oxigênio vem do ar, perfeito. No entanto, você tentou reagir o [tex3]N_2[/tex3] , que é outro componente (na verdade o maior componente, representando 78%) do ar. Então já guarde essa informação, que na verdade é algo bem esperado: [tex3]N_2[/tex3] praticamente não reage. É uma ligação tripla muito estável que teria que ser quebrada pra ocorrer reação, então eu diria que em 99% dos casos não vai ter reação.
Quanto às demais equações pra chegar no ácido nítrico, você não comentou nada na sua dúvida, então suponho que esteja tudo certo com elas.



Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Fev 2021 20 15:21

Re: (UFF 2007) Amônia e ar atmosférico

Mensagem não lida por anastacialina »

Obrigada, sweetie... undefinied3 ♥♥♥



Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”