Química Geral(FUVEST 2016) Reações com Impurezas

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
jenco
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Sex 06 Nov, 2020 21:32
Última visita: 07-11-20
Nov 2020 06 21:45

(FUVEST 2016) Reações com Impurezas

Mensagem não lida por jenco »

pessoal, eu usei um raciocínio alternativo nessa questão que me fez chegar na resposta certa, mas não vi nenhuma resolução utilizando algo nesse sentido e agora fiquei na dúvida se ele está correto de fato. alguém poderia me ajudar? obrigada!
primeiro, eu pensei naquela fila de eletropositividade dos metais (MA / MAT / Mg / Al / Zn / Fe / Sn / ...). Dela eu tirei que: Mg é mais reativo que Fe e Sn é menos reativo que Fe.
Logo, no experimento 2, como o Mg é mais reativo, até consumir toda a massa de Fe presente, será necessário maior volume de HCl, porque o Fe terá que dividir esse volume com o Mg que "ganha" dele.
Já no experimento 3, como o Sn é menos reativo, o volume necessário será menor, porque o Fe não vai competir com ele e, como nos 5,6g ainda está sendo contabilizada a massa de Sn, tem-se que há uma menor massa de Fe disponível para reagir em relação ao experimento 1.
o raciocínio está correto? as resoluções convencionais fizeram contas estequiométricas mesmo.

Sabe-se que os metais ferro (Fe0), magnésio (Mg0) e estanho (Sn0) reagem com soluções de ácidos minerais, liberando gás hidrogênio e formando íons divalentes em solução. Foram feitos três experimentos em que três amostras metálicas de mesma massa reagiram, separada e completamente, com uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl(aq)) de concentração 0,1 mol/L. Os resultados obtidos foram
Reações com Impurezas.png
Reações com Impurezas.png (61.11 KiB) Exibido 846 vezes

Colocando-se os valores de V1, V2 e V3 em ordem decrescente, obtém

a) V2 > V3 > V1
b) V3 > V1 > V2
c) V1 > V3 > V2
d) V2 > V1 > V3
e) V1 > V2 >

Note e adote:
Massa molar (g/mol):
Mg ...... 24
Fe ....... 56
Sn ....... 119
Resposta

D

Última edição: MateusQqMD (Sáb 07 Nov, 2020 05:51). Total de 1 vez.
Razão: retirar enunciado em forma de imagem (regra 1).



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”