Química Geral(Enem PPL 2013) Processo Hidrometalúrgico

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
rebeca10
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Seg 19 Out, 2020 22:10
Última visita: 21-10-20
Out 2020 20 22:28

(Enem PPL 2013) Processo Hidrometalúrgico

Mensagem não lida por rebeca10 »

Oi pessoal, poderiam me ajudar a entender essa questão e como chegar no gabarito ? como equacionar essas etapas?

(Enem PPL 2013) Após o desmonte da bateria automotiva, é obtida uma pasta residual de 6 kg, em que 19%, em massa, é dióxido de chumbo(IV), 60%, sulfato de chumbo(II) e 21%, chumbo metálico. O processo pirometalúrgico é o mais comum na obtençăo do chumbo metálico, porém, devido a alta concentração de sulfato de chumbo(II), ocorre grande produção de dióxido de enxofre (SO2), causador de problemas ambientais. Para eliminar a produção de dióxido de enxofre, utiliza-se o processo hidrometalúrgico, constituído de três etapas, no qual o sulfato de chumbo(II) reage com carbonato de sódio a 1,0 mol/L a 45 °C, obtendo-se um sal insolúvel (etapa 1), que, tratado com ácido nítrico, produz um sal de chumbo solúvel (etapa 2) e, por eletrólise, obtém-se o chumbo metálico com alto grau de pureza (etapa 3).

ARAÚJO, R. V. V. et al. Reciclagem de chumbo de bateria automotiva: estudo de caso. Disponível em:
www.iqsc.usp.br. Acesso em: 17 abr. 2010 (adaptado).

Considerando a obtenção de chumbo metálico a partir de sulfato de chumbo(II) na pasta residual, pelo processo hidrometalúrgico, as etapas 1, 2 e 3 objetivam, respectivamente,

Alternativas
a) a lixiviação básica e dessulfuração; a lixiviação ácida e solubilização; a redução do Pb2+ em Pb0.
b) a lixiviaçăo ácida e dessulfuraçăo; a lixiviaçăo básica e solubilizaçăo; a reduçăo do Pb4+ em Pb0.
c) a lixiviaçăo básica e dessulfuraçăo; a lixiviaçăo ácida e solubilizaçăo; a reduçăo do Pb0 em Pb2+.
d) a lixiviaçăo ácida e dessulfuraçăo; a lixiviaçăo básica e solubilizaçăo; a reduçăo do Pb2+ em Pb0.
e) a lixiviaçăo básica e dessulfuraçăo; a lixiviaçăo ácida e solubilizaçăo; a reduçăo do Pb4+ em Pb0.
Resposta

a

Última edição: MateusQqMD (Ter 20 Out, 2020 23:28). Total de 1 vez.
Razão: retirar enunciado em forma de imagem (regra 1).



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Out 2020 20 23:29

Re: (Enem PPL 2013) Processo Hidrometalúrgico

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, rebeca10

Primeiramente, seja bem-vinda ao fórum.

Acredito que sua dúvida tenha sido respondida em outro tópico, pois essa questão já foi colocada aqui no fórum:

viewtopic.php?p=200958#p200958

Dê uma olhada.

Caso ainda haja dúvidas, coloque-as no tópico mais antigo, blz?

Irei trancar esse daqui..



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”