Química Geral(PUC-PR) Separação de misturas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Ago 2020 06 17:26

(PUC-PR) Separação de misturas

Mensagem não lida por joãofw »

O roteiro de Paracatu de Baixo se repete ao longo das dezenas de cidades e distritos diretamente afe-tados na região: falta de informação, falta de suporte, descaso, medo. Em Barra Longa, município a 60 km do local do rompimento, a lama chegou doze horas depois, também sem aviso prévio. Rafaela Si-queira Mol, comerciante, lembra que a madrugada do dia 5 de novembro foi de terror. Ela ajudava sua tia, dona Margarida, a retirar seus materiais de bordado – em preparação para uma feira de artesanato – quando a água chegou, tão pesada que foi difícil abrir a porta da casa para sair. ‘O rio estava enchendo devagar. Vinha muita sujeira, mas o pessoal falava que nem do leito ia sair. Lá para as três horas da manhã um policial disse que tudo seria alagado’, lembra.

Os caminhos da mineração até a lama – O processo de mineração funciona mais ou menos assim: iden-tifica-se uma mina (morro ou serra) com concentração de ferro. As mineradoras começam a lavrar, que é o processo de extração do minério, com explosivos para desmontar a rocha. Depois, o minério vai para britagem e moagem, para reduzir o tamanho do grão, até que o ferro vire pó. Isso é feito em usinas es-pecíficas e não leva água. Onde se aloca esse resíduo, o solo fica impróprio para agricultura ou qualquer outra atividade.”

Disponível em: <http://www.brasildefato.com.br/>.



Analisando o texto, o qual retrata parte do acidente ambiental em Mariana, assinale a alternativa CORRETA.

a)
Uma das etapas de refinação do minério de ferro é a flotação, a qual é utilizada com a ajuda de um líquido com densidade intermediária em relação aos componentes da mistura.

b)
Podemos separar o referido minério de ferro através da dissolução fracionada e, posteriormente, imantação, de uma só vez.

c)
Uma das etapas do processo de refino do minério dá-se por destilação fracionada, utilizado em se-parações de misturas heterogêneas.

d)
O minério de ferro bruto será utilizado na fabricação de ligas iônicas, como o aço.

e)
A mistura água com lama, proveniente do desastre ambiental, contém metais pesados.
Resposta

a
Fiquei em dúvida entre a alternativa A) e E). Ao final, acabei marcando a e), porque em nenhum momento o texto fala sobre a etapa de flotação. Também não entendi porque a alternativa E) está errada.




Avatar do usuário
raquelcds
Pleno
Mensagens: 92
Registrado em: Seg 08 Jun, 2020 17:00
Última visita: 26-03-24
Abr 2021 28 11:32

Re: (PUC-PR) Separação de misturas

Mensagem não lida por raquelcds »

É uma questão anulada, pois falta um pedaço do texto que se refere a letra A). A letra E) está correta também pois a água com lama realmente terá metais pesados. :!:




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”