Química GeralÁgua destilada vs esponja de aço Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joefederal
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Dom 28 Jun, 2020 22:21
Última visita: 01-07-20
Jun 2020 28 22:46

Água destilada vs esponja de aço

Mensagem não lida por joefederal »

Olá!

Coloquei uma esponja de aço e alguns parafusos em um recipiente de plástico fechado com água destilada.

No dia seguinte a esponja de aço já está levemente oxidada.

Os parafusos estavam levemente brancos.

Não era para a esponja de aço manter-se em perfeito estado de conservação?



Também fiz o mesmo teste com água da chuva e com a da torneira.

Resultados:

Água da chuva: esponja muito oxidada
Água da torneira: esponja oxidada




Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: Sex 03 Abr, 2020 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Jun 2020 28 23:27

Re: Água destilada vs esponja de aço

Mensagem não lida por Ósmio »

Olá joefederal,

Só por curiosidade, seu nome tem federal porque você está numa faculdade, num curso técnico ou só é seu nome mesmo?

Então, primeiro ponto, por haver ar atmosférico dentro do pote, há oxigênio dissolvido que catalisa a corrosão do ferro tanto no prego quanto na esponja. A equação dada é:

[tex3]4H^++O_2+4e\rightarrow 2H_2O\\(Fe\rightarrow Fe^{2+}+2e)×2\\4H^++O_2+2Fe\rightarrow 2Fe^{2+}+2H_2O[/tex3]

Você ainda tem uma oxidação do ferro(II) para ferro (III), mas para fins didáticos a equação acima já é o suficiente. Aplicando a equação de Nerst para ela:

[tex3]E=E°-\frac{0,05915}{4}×log(\frac{[Fe^{2+}]^2}{P_{O_2}×[H^+]^4})[/tex3]

Perceba que quanto menor o pH da água, maior será a concentração de hidrônio o que AUMENTARÁ a diferença de potencial do sistema, levando a uma maior corrosão do ferro. Como a água da chuva é mais ácida que a da torneira que é mais ácida que a água destilada, a esponja será mais oxidada na água da chuva seguida na de torneira e, por fim, na destilada.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
joefederal
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Dom 28 Jun, 2020 22:21
Última visita: 01-07-20
Jun 2020 30 23:11

Re: Água destilada vs esponja de aço

Mensagem não lida por joefederal »

Olá Ósmio, obrigado por responder!

Federal, está relacionado ao meu antigo e-mail.
Ficou estranho, mas era o único login que pensei na hora.
É da época que eu planejava entrar na federal da minha região.

Vou lhe explicar toda a minha história.

Digamos que a Química não é a minha área de atuação principal :D.
Na região onde eu moro vejo uma galera completando o radiador com água de torneira.

Pensei: Como é relativamente difícil encontrar água destilada por aqui, eu poderia fazer e vender.


Fiz alguns litros de água destilada e executei um teste:

Deu 01 PPM
O PH eu não sei, estou sem o equipamento para levantar essa informação
Acredito que a água destilada esteja levemente ácida.

Executei um teste.
Fervi uma pequena amostra até a completa evaporação. Não sobrou nada a olho nu. (Fiquei satisfeito com o resultado) :D.

Muito diferente da água da torneira, onde ficaram depositados os minerais contidos no fundo do copo.

O problema atual: Acredito que o comprador fará o teste da esponja. Se enferrujar ele pensará que a água não é boa o suficiente.

E se for adicionado um pouco de fosfato na água destilada, soluciono o problema da corrosão?

Ou bastaria apenas corrigir o PH dela?

Obs.:
Sempre usei água destilada + aditivo e la se foram 08 anos e o meu carro está com o sistema de arrefecimento em perfeito estado.
Nada de ferrugem!
Última edição: joefederal (Ter 30 Jun, 2020 23:25). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: Sex 03 Abr, 2020 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Jun 2020 30 23:42

Re: Água destilada vs esponja de aço

Mensagem não lida por Ósmio »

joefederal,

A corrosao em carros eu acredito que seja 2 fatores importantes:

1 - Presença de oxigênio no meio. Esse acelera o processo de corrosão.

2 - Presença de íons na água. Meio básico, ácido, com sais dissolvidos, tudo isso faz a água conduzir melhor eletricidade, acelerando o processo de corrosão.

Por isso que existe encanamentos de ferro que transportam água, mas não enferrujam porque tem muito pouco contato com o ar.

Então, considerando que o sistema fica fechado, sem o líquido ficar exposto ao ar e a água usada ser deionizada (sem íons) e neutra acredito que seja o ideal.
joefederal escreveu:
Ter 30 Jun, 2020 23:11
E se for adicionado um pouco de fosfato na água destilada, soluciono o problema da corrosão?
Não, porque, como eu disse, você não deionizará a água. O melhor jeito é ou destilando ou osmose reversa (muito complicada). Eu acho que quem pode te responder melhor é um Engenheiro Químico. Eu não acho que o que eu esteja falando está errado ou coisa do tipo, mas ele pode te indicar o melhor caminho. Aqui no fórum a coisa é mais voltada para os vestibulares e muito coisa é puramente teórico e nem sempre aplicável na prática.

Obs.: Tenta colocar esponja de aço nessa água destilada e tampar e também fazer a mesma coisa porém com a água destilada e vinagre (ácido acético) e sal em outro pote (meio altamente condutor). Depois compare os resultados.

Última edição: Ósmio (Ter 30 Jun, 2020 23:44). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”