Química Geral(UFPB-2006) Fenômenos físicos e químicos Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mai 2020 07 15:26

(UFPB-2006) Fenômenos físicos e químicos

Mensagem não lida por joãofw »

39 - (Ufpb PB /2006) Quando a matéria sofre uma transformação qualquer , diz -se que ela sofreu um fenômeno , que pode ser físico ou químico. Nesse sentido, considere as seguintes transformações: - derretimento das geleiras; - degradação dos alimentos no organismo; - ação de um medicamento no organismo; - produção de energia solar. Com relação a essas transformações , é correto afirmar :
a) Todas são fenômenos químicos.
b) Todas são fenômenos físicos.
c) O derretimento das geleiras e a degradação dos alimentos no organismo são fenômenos químicos.
d) A ação de um medicamento no organismo e a produção de energia solar são fenômenos físicos.
e) O derretimento das geleiras e a produção de energia solar são fenômenos físicos.
Resposta

e
Boa tarde pessoal, ajudem-me a julgar cada alternativa para compreender melhor.




Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: Sex 03 Abr, 2020 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Mai 2020 07 15:35

Re: (UFPB-2006) Fenômenos físicos e químicos

Mensagem não lida por Ósmio »

Olá joãofw,

Derretimento das geleiras: Físico, ocorre a fusão do gelo.

Degradação dos alimentos: Químico, envolve enzimas e outros processos biológicos.

Ação de medicamento: Químico, ele tem o princípio ativo do remédio que é uma molécula ou macromolécula que atua num lugar específico.

Produção de energia solar: Físico, pois não muda a identidade dos componentes usados no processo, não há uma reação acontecendo.

Espero ter ajudado :D




Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mai 2020 07 15:40

Re: (UFPB-2006) Fenômenos físicos e químicos

Mensagem não lida por joãofw »

Fantástico Ósmio, você é top. Mas deixa eu te perguntar um negócio. Quando fala-se em produção de energia solar, eu logo penso numa reação de fusão nuclear comumente encontrada no núcleo de estrelas. Por isso, essa questão me gerou dúvidas. O que você acha?



Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: Sex 03 Abr, 2020 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Mai 2020 07 15:47

Re: (UFPB-2006) Fenômenos físicos e químicos

Mensagem não lida por Ósmio »

joãofw,

Meu amigo se houvesse fusão nuclear numa das placas fotovoltaicas acho que as casas com um conjunto dessas placas iriam dizimar uma cidade inteira porque a energia liberada em reações nucleares é gigante :shock:.

Piadas a parte. O que acontece na produção de energia elétrica a partir da solar é o fenômeno fotovoltaico. Nele, usamos uma placa de dois tipos de semi-condutores. Quando a energia solar incide sobre um dos semicondutores, há transferência de elétrons dele para o outro semicondutor, gerando uma ddp entre dois eletrodos.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Efeito_fotovoltaico
Última edição: Ósmio (Qui 07 Mai, 2020 15:48). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mai 2020 07 15:51

Re: (UFPB-2006) Fenômenos físicos e químicos

Mensagem não lida por joãofw »

kkkkk, engraçadinho. Então eu acho que deveria utilizar outro termo além desse: "produção da energia solar". Pois transparece que ele fala sobre como ocorre a produção da energia proveniente do sol. Acho que deveria colocar a seguinte frase: "produção de energia elétrica a partir da energia solar"



Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: Sex 03 Abr, 2020 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Mai 2020 07 15:53

Re: (UFPB-2006) Fenômenos físicos e químicos

Mensagem não lida por Ósmio »

joãofw,

É que é comum no vocábulo falar produção de energia solar se referindo a esse fenômeno de produção de energia elétrica, mas acho sempre válido a questão deixar o mais explícito possível.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”