Química Geralconcentração acido cloridrico no muriatico

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
cloudff7
Elite
Mensagens: 168
Registrado em: Sáb 28 Set, 2019 06:38
Última visita: 09-12-23
Out 2019 26 16:20

concentração acido cloridrico no muriatico

Mensagem não lida por cloudff7 »

Qual a concentração de acido cloridrico presente em ácido Muriático? é suficientepara gerar vapores corrosivos




Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Nov 2019 28 19:00

Re: concentração acido cloridrico no muriatico

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Olá.

Acho que se você elaborasse um pouco mais a pergunta seria mais fácil obter uma resposta.

Todavia, vou me esforçar.

Primeiramente: o ácido muriático e o ácido clorídrico são vistos, muitas vezes, como SINÔNIMOS.
Segundo o site da EMBRAPA, o "ÁCIDO MURIÁTICO" vendido possui um teor de 30% em MASSA de HCl dissolvido em água.

Dependendo da situação:

Efeitos adversos à saúde humana: Corrosivo, pode causar severas irritações e até
queimaduras à pele, aos olhos, ao sistema respiratório e trato digestivo. Exposições
prolongadas ou repetidas, a concentrações acima do limite de exposição, podem causar
descoloração dos dentes.
· Efeitos Ambientais: é prejudicial à vida aquática. Concentrações elevadas diminuem o pH
do meio, sendo prejudicial também às bactérias oxidantes por inibir a demanda de
oxigênio.
· Perigos físicos/químicos: Ácido Forte: Evitar misturar o ácido clorídrico com oxidantes
fortes (ex: hipoclorito de sódio). Evitar seu contato com metais, pois há risco de ocorrer
evolução de gás hidrogênio que, em contato com o ar, pode resultar em fogo e explosão,
se houver ignição. Evitar manter o produto a altas temperaturas, que poderá produzir
gases tóxicos. Não adicionar água diretamente ao produto. O ácido clorídrico pode ser
diluído adicionando-o à água, sob agitação.

Fonte: EMBRAPA




Avatar do usuário
Autor do Tópico
cloudff7
Elite
Mensagens: 168
Registrado em: Sáb 28 Set, 2019 06:38
Última visita: 09-12-23
Nov 2019 28 19:10

Re: concentração acido cloridrico no muriatico

Mensagem não lida por cloudff7 »

Zhadnyy escreveu:
Qui 28 Nov, 2019 19:00
Olá.

Acho que se você elaborasse um pouco mais a pergunta seria mais fácil obter uma resposta.

Todavia, vou me esforçar.

Primeiramente: o ácido muriático e o ácido clorídrico são vistos, muitas vezes, como SINÔNIMOS.
Segundo o site da EMBRAPA, o "ÁCIDO MURIÁTICO" vendido possui um teor de 30% em MASSA de HCl dissolvido em água.

Dependendo da situação:

Efeitos adversos à saúde humana: Corrosivo, pode causar severas irritações e até
queimaduras à pele, aos olhos, ao sistema respiratório e trato digestivo. Exposições
prolongadas ou repetidas, a concentrações acima do limite de exposição, podem causar
descoloração dos dentes.
· Efeitos Ambientais: é prejudicial à vida aquática. Concentrações elevadas diminuem o pH
do meio, sendo prejudicial também às bactérias oxidantes por inibir a demanda de
oxigênio.
· Perigos físicos/químicos: Ácido Forte: Evitar misturar o ácido clorídrico com oxidantes
fortes (ex: hipoclorito de sódio). Evitar seu contato com metais, pois há risco de ocorrer
evolução de gás hidrogênio que, em contato com o ar, pode resultar em fogo e explosão,
se houver ignição. Evitar manter o produto a altas temperaturas, que poderá produzir
gases tóxicos. Não adicionar água diretamente ao produto. O ácido clorídrico pode ser
diluído adicionando-o à água, sob agitação.

Fonte: EMBRAPA
Sobre o Ácido Muriatico, se ele é usado para limpeza do banheiro da minha casa nesse momento em q o produto esta sendo usado e o frasco aberto ocorre uma evaporação que se espalhe pelos comodos da minha casa ate um quarto sem janela e esse vapor irá se depositar em metais e placas de aparelhos eletronicos ficando nos mesmo e iniciando a corrosão destes? eu precisaria de um professor de quimica ou engenheiro quimico para esta resposta
Última edição: cloudff7 (Qui 28 Nov, 2019 19:12). Total de 1 vez.



Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Nov 2019 28 19:24

Re: concentração acido cloridrico no muriatico

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

A concentração seria muito pequena para causar problemas.
Como o volume da casa é muito grande, você pode ficar tranquilo.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
cloudff7
Elite
Mensagens: 168
Registrado em: Sáb 28 Set, 2019 06:38
Última visita: 09-12-23
Nov 2019 28 19:26

Re: concentração acido cloridrico no muriatico

Mensagem não lida por cloudff7 »

Zhadnyy escreveu:
Qui 28 Nov, 2019 19:24
A concentração seria muito pequena para causar problemas.
Como o volume da casa é muito grande, você pode ficar tranquilo.
A concentração pura influi nisso? o q acontece com o vapor q é gerado com o uso dele e frasco aberto? mesmo q a concentração seja pouca o vapor existe

meu quarto nao tem muita ventilação e sem janela e o banheiro é ao lado do quarto isso sera problema para os eletronicos dentro do quarto?
Última edição: cloudff7 (Qui 28 Nov, 2019 19:28). Total de 2 vezes.



Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Nov 2019 28 19:35

Re: concentração acido cloridrico no muriatico

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Se você tiver um barril de ácido clorídrico pode ser que isso seja perigoso.
Quanto mais concentrado, mais ácido clorídrico estará presente.
Acredito que os eletrônicos apresentem metais de sacrifício em suas placas - um engenheiro eletrônico talvez fosse mais apto para falar disso para você.

Todavia, eu acredito fortemente que seus eletrônicos estão seguros.
Talvez seja mais perigoso, para eles, a umidade do ambiente fechado do que o uso de ácido clorídrico em um cômodo vizinho.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
cloudff7
Elite
Mensagens: 168
Registrado em: Sáb 28 Set, 2019 06:38
Última visita: 09-12-23
Nov 2019 28 19:45

Re: concentração acido cloridrico no muriatico

Mensagem não lida por cloudff7 »

Zhadnyy escreveu:
Qui 28 Nov, 2019 19:35
Se você tiver um barril de ácido clorídrico pode ser que isso seja perigoso.
Quanto mais concentrado, mais ácido clorídrico estará presente.
Acredito que os eletrônicos apresentem metais de sacrifício em suas placas - um engenheiro eletrônico talvez fosse mais apto para falar disso para você.

Todavia, eu acredito fortemente que seus eletrônicos estão seguros.
Talvez seja mais perigoso, para eles, a umidade do ambiente fechado do que o uso de ácido clorídrico em um cômodo vizinho.
ja li q o cloridrico esta ate 37% presente no muriatico isso é muito em questao de vapor gerado pelo seu uso e frasco aberto? nesse caso o q acontece quando ele evapora? quais sao todos os motivos para acreditar q nao ha esse risco mesmo ele sendo usado no banheiro ao lado e meu quarto sem janela?



Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Nov 2019 28 19:59

Re: concentração acido cloridrico no muriatico

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Quando você usa, você não usa 20 litros de ácido muriático. Quanto menos você usa, menos evapora.
E até antes de evaporar, o ácido reage com substâncias presentes no ambiente, o que diminui ainda mais a quantidade de vapor.
Deixar o frasco aberto pode prejudicar a saúde dos moradores - e você gasta mais por perder um produto de limpeza.

O principal motivo para eu acreditar que não tenha problema nenhum em relação aos seus eletrônicos é a concentração.
1. O número de moléculas de HCl já é pequeno pela concentração do próprio produto de limpeza vendido.
2. Pouca coisa evapora.
3. Como pouca coisa evapora, pouco HCl volta para o estado gasoso.
4. Considerando sua casa como um cubículo de 1 metro cúbico (não cabe nem meia pessoa), a concentração do vapor já seria diminuída MUITO.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
cloudff7
Elite
Mensagens: 168
Registrado em: Sáb 28 Set, 2019 06:38
Última visita: 09-12-23
Nov 2019 28 20:04

Re: concentração acido cloridrico no muriatico

Mensagem não lida por cloudff7 »

Zhadnyy escreveu:
Qui 28 Nov, 2019 19:59
Quando você usa, você não usa 20 litros de ácido muriático. Quanto menos você usa, menos evapora.
E até antes de evaporar, o ácido reage com substâncias presentes no ambiente, o que diminui ainda mais a quantidade de vapor.
Deixar o frasco aberto pode prejudicar a saúde dos moradores - e você gasta mais por perder um produto de limpeza.

O principal motivo para eu acreditar que não tenha problema nenhum em relação aos seus eletrônicos é a concentração.
1. O número de moléculas de HCl já é pequeno pela concentração do próprio produto de limpeza vendido.
2. Pouca coisa evapora.
3. Como pouca coisa evapora, pouco HCl volta para o estado gasoso.
4. Considerando sua casa como um cubículo de 1 metro cúbico (não cabe nem meia pessoa), a concentração do vapor já seria diminuída MUITO.
tem alguma explicação do pq o muriatico evapora pouco mesmo por uns 30 minutos de uso todos dias?



Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Nov 2019 28 20:11

Re: concentração acido cloridrico no muriatico

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

1. Temperatura de ebulição da solução é da ordem de 50ºC
2. A solução é considerada razoavelmente diluída - isso influencia na pressão de vapor (quantidade de vapor gerado).

Se tivéssemos uma concentração da ordem de 100%, um volume grande e um uso contínuo, aí sim teríamos problemas com a evaporação do ácido.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”