Química GeralHidrocarbonetos Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Nh3noenem
Elite
Mensagens: 167
Registrado em: Sex 29 Mar, 2019 14:28
Última visita: 09-10-19
Ago 2019 12 20:39

Hidrocarbonetos

Mensagem não lida por Nh3noenem »

9. (Uece 2008) Carvão limpo é a expressão utilizada para designar as técnicas de geração de eletricidade por usinas térmicas a carvão em que a emissão de CO2 (que não é tóxico, mas contribui para aumentar o efeito estufa) é eliminada ou muito reduzida. São usinas ambientalmente corretas, que jogam o gás carbônico para depósitos naturais no subsolo. Sobre o tema, assinale o correto.
a) O carvão é uma mistura muito complexa de compostos, contendo hidrocarbonetos, porém não contendo anéis aromáticos.
b) O naftaleno, C10H8, é obtido pela destilação de carvão.
c) Na produção do gás carbônico:2C(s) + O2(g)  2CO(g), seguida por 2CO(g) + O2(g)  2CO2(g), a velocidade de reação é dada por v = k[CO2]2.
d) Na reação da produção de CO2 especificada na alternativa C, se forem usadas 5 toneladas de carvão (C(s)), serão produzidas 5 toneladas de gás carbônico.
Resposta

Gab:D




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Ago 2019 12 20:51

Re: Hidrocarbonetos

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá,

Acredito que o seu gabarito esteja com falha.

O carvão é uma mistura de hidrocarbonetos aromáticos e alifáticos, além de conter compostos nitrogenados e sulfurados. O item B está correto. Essa lei de velocidade não faz sentido, pois deve-se utilizar a concentração de reagentes da etapa lenta para determiná-la. Já o último item envolve uma equação estequiométrica, caso você queira que eu analise, basta avisar. Mas a ideia é perceber que o correto seria "Na reação da produção de CO2 especificada na alternativa C, se forem usadas 5 mols de carvão (C(s)), serão produzidas 5 mols de gás carbônico."



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”