Química GeralEquação envolvendo sais Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
graceraira
Junior
Mensagens: 13
Registrado em: Sáb 16 Mar, 2019 17:32
Última visita: 13-09-21
Jul 2019 15 16:32

Equação envolvendo sais

Mensagem não lida por graceraira »

(UFSCAR) A figura apresenta o esquema de um experimento.
qui.png
qui.png (2.78 KiB) Exibido 1562 vezes
O tubo A, contendo NaHCO3, é aquecido a seco e o gás liberado é coletado em solução saturada de Ba(OH)2 no tubo B. O gás produzido na decomposição do sal foi evidenciado ao reagir com a solução, produzindo um precipitado branco, o BaCO3. O gás do experimento é o mesmo gás cuja concentração na atmosfera vem aumentando a cada dia, juntamente com outros gases, o que resulta num problema ambiental bastante sério. O compromisso de reduzir a emissão desses gases foi assumido em Kyoto, num encontro sobre mudanças climáticas. Para que este protocolo entrasse em vigor, era necessária a ratificação de países industrializados que representassem pelo menos 55% das emissões globais de 1990. O boicote americano, principal emissor, não permitia atingir esse índice de adesão. Para comemoração dos ambientalistas, o governo da Rússia aderiu ao tratado em 05.11.2004, atingindo-se a adesão exigida, e o protocolo entrará em vigor em fevereiro de 2005.

a) Escreva as equações devidamente balanceadas das reações ocorridas no experimento.
Resposta

2NaHCO3(s) → Na2CO3(s) + H2O(g) + CO2(g) (I)
Ba(OH)2(aq) + CO2(g) → BaCO3(s) + H2O (l) (II)
Eu não entendi essa primeira reação, eu faria NaHCO3 → NaOH + CO2, alguém pode me explicar?




Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2148
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 19-04-24
Jul 2019 15 22:30

Re: Equação envolvendo sais

Mensagem não lida por Jigsaw »

graceraira escreveu:
Seg 15 Jul, 2019 16:32
(UFSCAR) A figura apresenta o esquema de um experimento.
qui.png
O tubo A, contendo NaHCO3, é aquecido a seco e o gás liberado é coletado em solução saturada de Ba(OH)2 no tubo B. O gás produzido na decomposição do sal foi evidenciado ao reagir com a solução, produzindo um precipitado branco, o BaCO3. O gás do experimento é o mesmo gás cuja concentração na atmosfera vem aumentando a cada dia, juntamente com outros gases, o que resulta num problema ambiental bastante sério. O compromisso de reduzir a emissão desses gases foi assumido em Kyoto, num encontro sobre mudanças climáticas. Para que este protocolo entrasse em vigor, era necessária a ratificação de países industrializados que representassem pelo menos 55% das emissões globais de 1990. O boicote americano, principal emissor, não permitia atingir esse índice de adesão. Para comemoração dos ambientalistas, o governo da Rússia aderiu ao tratado em 05.11.2004, atingindo-se a adesão exigida, e o protocolo entrará em vigor em fevereiro de 2005.

a) Escreva as equações devidamente balanceadas das reações ocorridas no experimento.
Resposta

2NaHCO3(s) → Na2CO3(s) + H2O(g) + CO2(g) (I)
Ba(OH)2(aq) + CO2(g) → BaCO3(s) + H2O (l) (II)
Eu não entendi essa primeira reação, eu faria NaHCO3 → NaOH + CO2, alguém pode me explicar?
graceraira, se o NaHCO3, utilizado como antiácido estomacal, produzisse soda cáustica, não sobraria ninguem pra contar estória, concorda?

Como regra geral os bicarbonatos formam carbonatos:

2 LiHCO3(s) → Li2CO3(s) + H2O(g) + CO2(g)
2 NaHCO3(s) → Na2CO3(s) + H2O(g) + CO2(g)
2 KHCO3(s) → K2CO3(s) + H2O(g) + CO2(g)

E os carbonatos formam óxidos na sua decomposição:

Li2CO3 → Li2O + CO2
Na2CO3 → Na2O + CO2
K2CO3 → K2O + CO2




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”