A pressão do ar em uma cabine de avião a jato que voa a 10 000 m de altitude equivale à pressão do ar atmosférico a, aproximadamente, 2 400 m de altitude, além de ser mais seco. Considerando tais informações, é possível concluir que a pressão parcial do oxigênio no ar dentro da cabine
I. é maior do que a pressão parcial que esse gás exerce no ar externo à cabine a 10 000 m de altitude.
II. pode ser calculada pelo emprego da expressão: pressão parcial de O2 = fração em mol de O2 × pressão total do ar.
III. é igual à pressão parcial desse gás no ar a 2 400 m de altitude
Classifique em V ou F.
Gostaria de saber porque a I está correta e a III está falsa
Química Geral ⇒ Pressão parcial Tópico resolvido
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Jul 2019
04
20:28
Pressão parcial
Última edição: matheuszao (Qui 04 Jul, 2019 20:29). Total de 1 vez.
Mai 2020
11
20:37
Re: Pressão parcial
Olá, matheuszao.
Em uma altitude de 10 000 metros, praticamente na altitude de cruzeiro (entre 30 mil e 41 mil pés), o ar se torna rarefeito, menos denso e oferece menos resistência. Nessa altitude, o avião consegue gastar menos combustível. Além disso, é mais fácil manter a pressurização da cabine. Mas, o que é essa “pressurização”? A pressurização é o bombeamento ativo de ar para dentro da cabina, de tal modo que a pressão interna aumente e fique adequada para o corpo humano, durante o voo em altitudes elevadas.
A pressurização é fundamental para voos acima dos 10 000 pés (3 000 metros) de altitude. A pressão interna fica equivalente a pressão de uma altitude de 8 000 pés (2 400 metros) de altitude.
No item I, é abordado exatamente esse fato: a pressão interna será maior que a pressão externa. No item II, é um cálculo elementar, a pressão parcial de um gás é igual ao produto da fração molar desse gás pela pressão total do ar. O item III, a pressão total é igual a pressão do ar à 2 400 metros de altitude. Contudo, a pressão parcial do oxigênio pode ser menor ou maior. Note que o enunciado menciona que em 10 000 metros, o ar está mais seco, fato que, em 2 400 metros, pode ser diferentes, o que altera a pressão parcial do gás.
Nada melhor que um especialista para abordar o assunto:
Em uma altitude de 10 000 metros, praticamente na altitude de cruzeiro (entre 30 mil e 41 mil pés), o ar se torna rarefeito, menos denso e oferece menos resistência. Nessa altitude, o avião consegue gastar menos combustível. Além disso, é mais fácil manter a pressurização da cabine. Mas, o que é essa “pressurização”? A pressurização é o bombeamento ativo de ar para dentro da cabina, de tal modo que a pressão interna aumente e fique adequada para o corpo humano, durante o voo em altitudes elevadas.
A pressurização é fundamental para voos acima dos 10 000 pés (3 000 metros) de altitude. A pressão interna fica equivalente a pressão de uma altitude de 8 000 pés (2 400 metros) de altitude.
No item I, é abordado exatamente esse fato: a pressão interna será maior que a pressão externa. No item II, é um cálculo elementar, a pressão parcial de um gás é igual ao produto da fração molar desse gás pela pressão total do ar. O item III, a pressão total é igual a pressão do ar à 2 400 metros de altitude. Contudo, a pressão parcial do oxigênio pode ser menor ou maior. Note que o enunciado menciona que em 10 000 metros, o ar está mais seco, fato que, em 2 400 metros, pode ser diferentes, o que altera a pressão parcial do gás.
Nada melhor que um especialista para abordar o assunto:
Última edição: Planck (Seg 11 Mai, 2020 22:18). Total de 4 vezes.
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