Química GeralGases

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Augustus
2 - Nerd
Mensagens: 180
Registrado em: Seg 10 Jun, 2019 23:50
Última visita: 02-01-22
Jun 2019 19 23:05

Gases

Mensagem não lida por Augustus »

Eu aprendi que em reações químicas envolvendo gases, se a pressão e a temperatura permanecem constantes, eu consigo achar o volume total dos produtos e dos reagentes.

No entanto, há um tempo eu vi uma questão da Fuvest que o volume e temperatura permaneciam constantes e pedia a pressão total (calculando da mesma forma que o volume total).

Minha dúvida é: então eu posso calcular, em reações químicas envolvendo gases, a pressão, temperatura e volume usando aquela mesma equação? Não é um uso restrito do volume então?

Essa é a equação que me refiro (esqueci o nome dela)
(P1.V1)/n1.T1=(P2.V2)/T2.n2




Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Jun 2019 20 11:04

Re: Gases

Mensagem não lida por Planck »

Olá Augustus,
Augustus escreveu:
Qua 19 Jun, 2019 23:05
Essa é a equação que me refiro (esqueci o nome dela)
(P1.V1)/n1.T1=(P2.V2)/T2.n2
Essa é uma versão "expandida" da equação da transformação geral dos gases.
Augustus escreveu:
Qua 19 Jun, 2019 23:05
Minha dúvida é: então eu posso calcular, em reações químicas envolvendo gases, a pressão, temperatura e volume usando aquela mesma equação? Não é um uso restrito do volume então?
É possível sim. No entanto, lembre-se que o elemento considerado na equação precisa ser somente um. A equação trata da transformação de um gás. Nesse exercício aqui, utilizei uma ideia semelhante. Como os gases estavam em equilíbrio, foi possível igualar a expressão de ambos. Além disso, pelas informações fornecidas, foi possível determinar o volume de cada um.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”