Química GeralCinética de reação Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
alvesmanu
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: Ter 28 Mai, 2019 12:59
Última visita: 19-10-19
Jun 2019 11 14:11

Cinética de reação

Mensagem não lida por alvesmanu »

Considerando a reação esquematizada a seguir,
X + 3 Z → 2W + 2Y
Suponha que a velocidade média dessa reação em relação ao reagente X é 0,20mol/min. Inicialmente, o número de mols de X e de Z é cinco (5).
Então, o número de mols de X e Z presentes no sistema após 8min do início da reação é de, respectivamente,

a) 3,4mol e 0,2mol.
b) 1,6mol e 4,8mol.
c) 4,8mol e 3,4mol.
d) 5,5mol e 6mol.
Resposta

Letra A




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jun 2019 11 14:34

Re: Cinética de reação

Mensagem não lida por MateusQqMD »

É dado no enunciado que a reação é a seguinte:

[tex3]\text{X} + 3 \, \text{Z} \quad \to \quad 2 \, \text{W} + 2\, \text{Y}[/tex3]

A velocidade média da reação é o módulo da velocidade de consumo de um dos reagentes, ou da velocidade de formação de um dos produtos, dividido pelo coeficiente da substância na reação quando corretamente balanceada:

[tex3]\text{V}_{\text{reação}} = \left | - \frac{\text{V}_{ \text{X} }}{1} \right | = \left |- \frac{\text{V}_{ \text{Z} }}{3} \right | = \left |+ \frac{\text{V}_{ \text{W} }}{2} \right | = \left |+ \frac{\text{V}_{ \text{Y} }}{1} \right | [/tex3]

Então,

[tex3]\left | - \frac{\text{V}_{ \text{X} }}{1} \right | = \left |- \frac{\text{V}_{ \text{Z} }}{3} \right | \,\,\,\, \Rightarrow \,\,\,\, \frac{ 0,20}{1} = \frac{\text{V}_{ \text{Z} }}{3} \,\,\,\, \therefore \,\,\,\, \boxed{\text{V}_{ \text{consumo Z}} = 0,60 \, \text{mol/min}} [/tex3]

Assim, ao final de [tex3]8 \, \text{min}, \,[/tex3] teremos:

[tex3]\begin{cases}
\text{X}: \quad 5 \, \text{mol} \, - \, {\large\frac{0,20 \, \text{mol}}{ \text{min}}} \, \cdot \, 8 \, \text{min} = 3,4 \, \text{mol de X}
\\\\

\text{Z}: \quad 5 \, \text{mol} \, - \, {\large\frac{0,60 \, \text{mol}}{ \text{min}}} \, \cdot \, 8 \, \text{min} = 0,2 \, \text{mol de Z}
\end{cases}[/tex3]



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”