Química GeralUnb- Gases reais Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
andrezza
Veterano
Mensagens: 342
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 11:04
Última visita: 24-09-22
Mai 2019 17 11:36

Unb- Gases reais

Mensagem não lida por andrezza »

Considere que os gases da natureza, que são chamados de gases reais, tenham propriedades diferentes daquelas preditas pela lei dos gases ideais. Considere, ainda, o fator de compressão Z, que é a razão entre o volume molar do gás real e o volume molar de um gás ideal nas mesmas condições. Nesse caso, é correto afirmar que, no gráfico a seguir, da variação de Z em função da pressão, as curvas I e II representam, respectivamente, o comportamento dos gases NH3 e H2.
download.jpg
download.jpg (5.82 KiB) Exibido 1053 vezes
Resposta

Certo




Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Mai 2019 19 01:42

Re: Unb- Gases reais

Mensagem não lida por Planck »

Olá andrezza,

Primeiramente, vamos definir uma expressão para [tex3]Z[/tex3] :

[tex3]Z = \frac{V_{molar, \,Real}}{V_{molar, \, Ideal}}[/tex3]

Ou ainda:

[tex3]Z = \frac{\frac{V}{n}}{\frac{R \cdot T}{P}}[/tex3]

[tex3]Z = \frac{P \cdot V}{n \cdot R \cdot T}[/tex3]

Essa é a chamada razão de compressibilidade. Nesse caso, aumentando a pressão, o valor de [tex3]Z[/tex3] irá aumentar, ou seja, em alguns valores, o valor do volume molar real é maior que o volume molar ideal. Para alguns valores, [tex3]Z[/tex3] , de acordo com gráfico, será negativo, o que indica que o volume molar real é menor que de um gás ideal.
Com pressões elevadas, as moléculas de gás ficam mais aglomeradas e a quantidade de espaço vazio entre as moléculas é reduzida. Em uma determinada pressão, o gás real vai acabar ocupando um volume maior do que o previsto pela lei dos gases ideais, já que também temos que levar em consideração o volume extra das moléculas de gás em si.
Desse modo, note que o [tex3]CO_2[/tex3] possui mais moléculas que o [tex3]H_2[/tex3] . Para uma mesma pressão, se algum deles for ficar com menos espaço entre as moléculas, será o [tex3]CO_2[/tex3] , pois, já possui poucos espaços vazios. Se considerar a redução do volume como uma variação negativa, a curva que representa o [tex3]NH_3[/tex3] é, de fato, a curva [tex3]I[/tex3] , pela ideia abordada de volume e pressão das moléculas que comprimem esse volume. A maior ascensão da curva [tex3]I[/tex3] corrobora a nossa ideia pelo fato de que o gás real vai acabar ocupando um volume maior do que o previsto pela lei dos gases ideais, ou seja, inevitavelmente o volume ocupado pelo [tex3]NH_3[/tex3] será, para pressões elevadas, maior que do [tex3]H_2[/tex3] .




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”