Química GeralLigações simples e duplas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
dalladea
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Ter 07 Mai, 2019 11:52
Última visita: 07-05-19
Mai 2019 07 12:03

Ligações simples e duplas

Mensagem não lida por dalladea »

Boa tarde, estou com duvida no assunto de ligações simples e duplas. Por exemplo: na molecula Mg3N2, nós temos duas ligações simples e duas ligações duplas entre os elementos.

Existe algum modo de eu descobrir a quantidade de ligações simples e duplas de uma molecula atraves de algum calculo matematico, algum truque ou algo do tipo?




Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2147
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 18-04-24
Mai 2019 08 09:31

Re: Ligações simples e duplas

Mensagem não lida por Jigsaw »

dalladea escreveu:
Ter 07 Mai, 2019 12:03
Boa tarde, estou com duvida no assunto de ligações simples e duplas. Por exemplo: na molecula Mg3N2, nós temos duas ligações simples e duas ligações duplas entre os elementos.

Existe algum modo de eu descobrir a quantidade de ligações simples e duplas de uma molecula atraves de algum calculo matematico, algum truque ou algo do tipo?
dalladea, desconheço qualquer tipo de "calculo matematico, algum truque ou algo do tipo" que se aplique na química, para determinar a quantidade de ligações, a tão propalada REGRA DO OCTETO no ensino médio, pode ser utilizada apenas para uma quantidade limitada de substâncias, o que existe são algumas regras, que podem facilitar a vida do estudante, por exemplo, compostos covalentes inorgânicos (F2, Cl2, Br2) ou compostos orgânicos (CH4, C2H4, C2H2) são fáceis de identificar ligações simples, duplas ou triplas, mas para compostos originados a partir de gases nobres (XeF2, XeF4, XeF6), fogem totalmente a essa regra, as substâncias metálicas (Fe, Zr, W), são caracterizadas por um mar de elétrons, não se aplicando neste caso qualquer tipo de ligações simples ou duplas, isso sem contar as ligações iônicas entre metais e ametais (NaCl, KBr, NaF), onde há transferência de eletrons, formando um retículo cristalino. No caso específico do Mg3N2 trata-se de um retículo cristalino constituido de ligações iônicas formadas a partir da tranferência de elétrons:
143mg3n2.gif
143mg3n2.gif (5.45 KiB) Exibido 1213 vezes
retículo cristalino constituido de ligações iônicas (Mg3N2):
Mg3N2.png
Mg3N2.png (196.88 KiB) Exibido 1213 vezes

Última edição: Jigsaw (Qui 09 Mai, 2019 00:20). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”