Química GeralDúvida teoria do Octeto Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Vithor
Avançado
Mensagens: 108
Registrado em: Seg 18 Jun, 2018 13:27
Última visita: 01-11-21
Abr 2019 17 20:48

Dúvida teoria do Octeto

Mensagem não lida por Vithor »

Estou tendo uma dúvida referente a teoria do octeto, vejo em muitos sites que o Boro só consegue ficar estável com 6 elétrons na camada de valência, porém em outros aparece como o Boro ficasse estável com 2 elétrons na camada de valência.

O mesmo acontece com o Berílio, porém em vez de 6 elétrons na camada de valência é 4, enquanto também é possível que ele fique com 2, segundo outros sites.


Agora vai a dúvida: ambos os casos estão certos? Tanto o Boro quanto o Berílio possuem 2 formas de ficar estáveis?

Última edição: Vithor (Qua 17 Abr, 2019 20:49). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2147
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 18-04-24
Abr 2019 18 10:55

Re: Dúvida teoria do Octeto

Mensagem não lida por Jigsaw »

Vithor, no início eu pensava que a REGRA DO OCTETO era a regra e não a exceção, nas ligações químicas, mas depois percebi que a maioria das ligações nao obedecem a essa regra, veja que os elementos de transição (ligações metálicas e iônicas), metais alcalinos e alcalinos terrosos + ametais (ligações iônicas) tem sua própria regra, até os próprios GASES NOBRES fogem a regra (veja a molécula de XeF6), entao percebei que essa REGRA DO OCTETO acaba se restringindo apenas para alguns ametais e semi-metais (ligações coordenadas + covalentes), portanto bastante limitada, posto isso, vamos tentar representar os compostos de Be e B abaixo:
Vithor escreveu:
Qua 17 Abr, 2019 20:48
Estou tendo uma dúvida referente a teoria do octeto, vejo em muitos sites que o Boro só consegue ficar estável com 6 elétrons na camada de valência, porém em outros aparece como o Boro ficasse estável com 2 elétrons na camada de valência.
estado-excitado-do-boro.jpg
estado-excitado-do-boro.jpg (9.81 KiB) Exibido 1661 vezes
Note que ocorre hibridização do B resultando em três orbitais sp2 que possibilitam 3 ligaçoes com o Cl:
hO4JBBD1SS2jFyLbMkgd_222.png
hO4JBBD1SS2jFyLbMkgd_222.png (97.34 KiB) Exibido 1661 vezes
Então não é que o B tem 6 elétrons na camada de valência, na realidade ele tem 3 elétrons na camada de valência que sofrem hibridização dando origem a três orbitais híbridos que se ligam aos orbitais p do Cl:
maxresdefault (1).jpg
maxresdefault (1).jpg (35.85 KiB) Exibido 1661 vezes
O mesmo acontece com o Berílio, porém em vez de 6 elétrons na camada de valência é 4, enquanto também é possível que ele fique com 2, segundo outros sites.


Agora vai a dúvida: ambos os casos estão certos? Tanto o Boro quanto o Berílio possuem 2 formas de ficar estáveis?
estado-excitado-do-berilio.jpg
estado-excitado-do-berilio.jpg (8.16 KiB) Exibido 1661 vezes
Note que ocorre hibridização do Be resultando em dois orbitais sp que possibilitam 2 ligaçoes com o H:
hibridizao-21-638.jpg
hibridizao-21-638.jpg (22.71 KiB) Exibido 1661 vezes
Então não é que o Be tem 4 elétrons na camada de valência, na realidade ele tem 2 elétrons na camada de valência que sofrem hibridização dando origem a dois orbitais híbridos que se ligam aos orbitais s do H:

Última edição: Jigsaw (Qui 18 Abr, 2019 12:31). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Vithor
Avançado
Mensagens: 108
Registrado em: Seg 18 Jun, 2018 13:27
Última visita: 01-11-21
Abr 2019 19 16:57

Re: Dúvida teoria do Octeto

Mensagem não lida por Vithor »

Jigsaw escreveu:
Qui 18 Abr, 2019 10:55
Vithor, no início eu pensava que a REGRA DO OCTETO era a regra e não a exceção, nas ligações químicas, mas depois percebi que a maioria das ligações nao obedecem a essa regra, veja que os elementos de transição (ligações metálicas e iônicas), metais alcalinos e alcalinos terrosos + ametais (ligações iônicas) tem sua própria regra, até os próprios GASES NOBRES fogem a regra (veja a molécula de XeF6), entao percebei que essa REGRA DO OCTETO acaba se restringindo apenas para alguns ametais e semi-metais (ligações coordenadas + covalentes), portanto bastante limitada, posto isso, vamos tentar representar os compostos de Be e B abaixo:




Eu entendi a mensagem principal, de que a regra do Octeto é mais uma exceção do que uma regra, porém fiquei um pouco boiando quando tratastes da hibridização, e isso ocorre pela falta de conhecimento que possuo sobre e não por causa da sua explicação, então se puder recomendar algum material ou o conteúdo ao qual eu devo me aprofundar eu ficaria agradecido.
Última edição: Vithor (Sex 19 Abr, 2019 16:58). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2147
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 18-04-24
Abr 2019 20 08:37

Re: Dúvida teoria do Octeto

Mensagem não lida por Jigsaw »

Vithor escreveu:
Sex 19 Abr, 2019 16:57
Jigsaw escreveu:
Qui 18 Abr, 2019 10:55
Vithor, no início eu pensava que a REGRA DO OCTETO era a regra e não a exceção, nas ligações químicas, mas depois percebi que a maioria das ligações nao obedecem a essa regra, veja que os elementos de transição (ligações metálicas e iônicas), metais alcalinos e alcalinos terrosos + ametais (ligações iônicas) tem sua própria regra, até os próprios GASES NOBRES fogem a regra (veja a molécula de XeF6), entao percebei que essa REGRA DO OCTETO acaba se restringindo apenas para alguns ametais e semi-metais (ligações coordenadas + covalentes), portanto bastante limitada, posto isso, vamos tentar representar os compostos de Be e B abaixo:




Eu entendi a mensagem principal, de que a regra do Octeto é mais uma exceção do que uma regra, porém fiquei um pouco boiando quando tratastes da hibridização, e isso ocorre pela falta de conhecimento que possuo sobre e não por causa da sua explicação, então se puder recomendar algum material ou o conteúdo ao qual eu devo me aprofundar eu ficaria agradecido.
Vithor, você poderia começar fazendo uma pesquisa na internet buscando a hibridização do C nas moléculas de etino (hibridização sp), eteno (hibridização sp2) e metano (hibridização sp3), tente desenhar os orbitais s e p antes e depois da hibridização, o caso do C é o básico do básico, com isso você vai se familiarizando com o processo de hibridização. Há também varias apostilas de cursos preparatórios que tratam do assunto (ANGLO, ETAPA, OBJETIVO, COC, POLIEDRO, FARIAS BRITO, etc), o problema é que essas apostilas trazem um resumo do conteúdo, para um aprofundamento maior o ideal seria os livros de química (FELTRE, ATKINS, BRADY, J. D. LEE, etc), no site do pre-iteano é possivel baixar parte desses livros. Há tambem vários videos no Youtube muito explicativos, alem do site KHAN ACADEMY: https://pt.khanacademy.org/science/chem ... ical-bonds , no capitulo sobre ligações químicas tem uma parte específica sobre hibridação ou hibridização bastante interessante. Neste ínterim vai postanto as dúvidas aqui no Forum que tem um pessoal que sabe bastante (não é o meu caso, hehe).

Última edição: Jigsaw (Sáb 20 Abr, 2019 11:14). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”