Química GeralÁcidos: Sempre formam soluções aquosas eletrolíticas?

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Woody
Junior
Mensagens: 17
Registrado em: Qui 28 Fev, 2019 10:14
Última visita: 06-06-19
Abr 2019 04 09:15

Ácidos: Sempre formam soluções aquosas eletrolíticas?

Mensagem não lida por Woody »

Olá senhores;

(PUC-SP) A respeito das substâncias denominadas ácidos, um estudante anotou as seguintes características:

I) têm poder corrosivo;

II) são capazes de neutralizar bases;

III) são compostos por dois elementos químicos;

IV) formam soluções aquosas condutoras de corrente elétrica.

Ele cometeu erros somente em:

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV

Deixarei no fim desse texto a fonte do site no qual encontrei essa questão e seu gabarito, sobre o qual tenho uma dúvida. Queria que julgassem meu raciocínio sobre cada alternativa e corrigissem o que estiver errado.

l) A corrosividade de certo ácido é diretamente proporcional a sua força ácida, ou seja, à quantidade de H+ liberados por ele. Quanto mais hidrogênios ionizáveis o ácido possuir, mais ácido ele é. Mas até mesmo os ácidos considerados fracos não tem poder corrosivo NENHUM? É possível um ácido ter uma força ácida neutra/zero? Os ácidos considerados fracos liberam pelo menos uma pequena quantidade de H+, não? Se sim, teoricamente deveriam ser corrosivos, mesmo que seja uma corrosão quase que desprezível. Ou há outro nome para essas "ínfimas corrosões" que estou tratando como corrosão?

ll) Sim, todos os ácidos são capazes de neutralizar bases, seja por uma reação de neutralização total ou parcial.

lll) Não necessariamente. Temos exemplos até mesmo de hidrácidos com mais de 2 elementos químicos, como é o caso do HCN, o Ácido Cianídrico, que possui 3 elementos.

lV) No gabarito da questão, essa afirmação foi considerada como correta, ou seja, afirmou que todos os ácidos formam solucões condutoras de corrente elétrica. Mas os ácidos fracos também formam soluções eletrolíticas? Esses ácidos tendem a ficar em seu estado molecular (por isso é um ácido fraco), sendo assim, não liberam íons (ou liberam poucos íons, isso é o que quero esclarecer também). Levando em conta que essa opção está certa e que todos os ácidos em meio aquoso formam uma solução condutora de corrente elétrica, significa que até mesmo os ácidos com baixa força ácida teriam uma porcentagem deles ionizada, liberando íons, e conduzindo corrente elétrica, mesmo que muito pouca? Se isso for verdade, vai de encontro com a afirmativa l, que foi considerada como incorreta, pois se os ácidos fracos liberam íons - mesmo que uma baixa porcentagem do total de moléculas ácidas -, eles teoricamente também causariam uma pequena corrosão com seus poucos íons H+.

Como puderam notar, minhas dúvidas estão na afirmação l e na afirmação lV, e ambas se correlacionam. Segue abaixo o link do site onde está a questão:

https://exercicios.brasilescola.uol.com ... htm#resp-4

Gabarito: Letra b

Última edição: Woody (Qui 04 Abr, 2019 09:25). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
Nh3noenem
Elite
Mensagens: 167
Registrado em: Sex 29 Mar, 2019 14:28
Última visita: 09-10-19
Mai 2019 12 11:19

Re: Ácidos: Sempre formam soluções aquosas eletrolíticas?

Mensagem não lida por Nh3noenem »

Iv) isso é o conceito de ácido para Arhenius. Todos os ácidos formam substâncias condutoras, eletrólitos que em água formam substâncias eletrolíticas. A porcentagem ionizável do ácido a qual você se referiu é o potencial de ionização, por exemplo: um ácido considerado fraco tem 3% de grau de ionização isso significa que de 100 moléculas desse ácido somente 3 ionizam
Lembrando que a ionização envolve a formação de ions através da quebra de ligações covalentes




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”