Química GeralLigação iônica entre Cl e Li?

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Woody
Junior
Mensagens: 17
Registrado em: Qui 28 Fev, 2019 10:14
Última visita: 06-06-19
Fev 2019 28 10:40

Ligação iônica entre Cl e Li?

Mensagem não lida por Woody »

Bom, é de conhecimento geral que existe uma ligação iônica entre Sódio (Na) e Cloro (Cl). O que eu entendi sobre isso, é que o Na tem uma maior inclinação para perder seu único elétron de valência e o Cl tem uma maior inclinação para adicionar mais um elétron à sua camada de valência, ambos em busca de estabilidade eletrônica, e que nessa ligação iônica, o que acontece é que o Na se torna mais positivo por ter perdido um elétron, e o Cl se torna mais negativo por ter recebido. Pelo que eu entendi, não é que o Na fica "positivo" e nem que o Cl fica "negativo", mas sim que em relação um ao outro, haverá sim uma diferença de carga elétrica (se é que eu posso dizer assim), e por conta dessa diferença, acontece então a ligação iônica entre os dois. Com base nesse raciocínio, posso dizer que a ligação entre Li e Cl é mais "forte e estável" que a ligação entre Na e Cl? Pois o Li possui menos elétrons na sua constituição (3e) e o Na possui mais (11e), e dessa forma, em uma ligação iônica com o Cl, o Li ficará relativamente mais positivo que o Na, o que faria da ligação Li-Cl uma ligação mais "forte e estável" que uma ligação Na-Cl. Está errado pensar dessa forma? O que acho estranho é que o ponto de fusão e ebulição do NaCl é maior que o do LiCl, o que implica que entre Na e Cl há uma ligação mais forte e concisa (ou pode ser algo relacionado à massa das moléculas, o que deixarei para vocês responderem).




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”