Química GeralNíveis de Energia/Bohr

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Sonim194
sênior
Mensagens: 20
Registrado em: Qui 13 Dez, 2018 19:00
Última visita: 23-08-19
Jan 2019 10 11:37

Níveis de Energia/Bohr

Mensagem não lida por Sonim194 »

O diagrama de níveis de energia para o mercúrio mostra as transições de emissão mais importantes para esse elemento. Emissão pode ser observada após excitação por uma descarga elétrica como em uma lâmpada de mercúrio. De acordo com esse diagrama e com a tabela abaixo, analise as seguintes afirmativas.
Diagrama:
diagrama.jpeg
diagrama.jpeg (13.12 KiB) Exibido 2002 vezes
I. No espectro atômico do mercúrio, na região do visível, é possívelidentificar-se pelo menos 4 raias.
II.Considerando a excitação apresentada, podemos, além das transições de emissão explicitadas, inferir a possibilidade de outras 29 transições de emissão.
III. Considerando que a luz na região ultravioleta tem ação germicida, lâmpadas de mercúrio podem ser utilizadas com essa finalidade.

Analise as afirmativas acima e assinale a opção correta.

a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas I e II são verdadeiras.
c) I, II e III são verdadeiras.
d) Apenas II e III são verdadeiras.
e) Apenas I e III são verdadeiras.

Última edição: caju (Qui 10 Jan, 2019 12:30). Total de 1 vez.
Razão: retirar imagem de servidores externos.



Avatar do usuário
Tassandro
5 - Mestre
Mensagens: 1905
Registrado em: Sáb 15 Fev, 2020 17:01
Última visita: 03-10-23
Localização: Teresina, PI.
Mai 2020 25 12:05

Re: Níveis de Energia/Bohr

Mensagem não lida por Tassandro »

Sonim194,
Lembrando que o visível está na faixa [tex3]400-700\text{ nm},[/tex3] podemos identificar na figura dada pelo menos 4 valores nesse intervalo. Está correto o item I.
Para o item 2, vamos calcular o total de maneiras para se ir do nível 9 ao nível 1:
[tex3]N=\frac{9(9-1)}{2}=36[/tex3] maneiras. Assim, como a imagem já nos mostra 7 dessas possíveis transições, é possível, de fato, inferir a possibilidade dd outras 29 transições.
Item II está certo.
Para o último item, lembre que o ultravioleta encontra-se abaixo dos [tex3]400\text{ nm},[/tex3] logo a luz do mercúrio pode ser usada para tal fim.



Dias de luta, dias de glória.

Avatar do usuário
inguz
Guru
Mensagens: 495
Registrado em: Ter 26 Mai, 2020 15:55
Última visita: 07-02-24
Localização: Fortaleza-CE
Mar 2022 31 22:39

Re: Níveis de Energia/Bohr

Mensagem não lida por inguz »

Boa noite, alguém poderia me explicar de modo mais detalhado a respeito dessa representação dos níveis de energia e da transição eletrônica??? Fiquei em dúvida em relação ao conceito de raia, n vi nada a respeito no meu livro. Obg



Obs: Altamente interessada em física clássica, matemática e em ressuscitar meu usuário neste Fórum :shock:
"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita".
-Mahatma Gandhi

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”