Química Geral(UEM 2015) Separação de misturas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Carolinethz
Veterano
Mensagens: 292
Registrado em: Dom 27 Set, 2015 15:30
Última visita: 06-09-22
Out 2018 11 07:04

(UEM 2015) Separação de misturas

Mensagem não lida por Carolinethz »

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
02 - Uma mistura azeotrópica entre água e etanol não pode ser separada por destilação simples, mas sim por destilação fracionada.
Resposta

Uma mistura azeotrópica entre água e etanol não pode ser separada por destilação simples, nem por destilação fracionada, pois suas temperaturas de ebulição são muito próximas. Neste caso utiliza-se a separação química.
Meu pensamento: está correto, pois, destilação fracionada é pra ser realizado entre líquidos e os mesmos tendo pontos de ebulição próximos, que seria o caso do etanol + água.
Fiquei sem compreender essa resolução e também sem entender que processo é esse de separação química. :?




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Out 2018 11 08:12

Re: (UEM 2015) Separação de misturas

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Não é possível separar totalmente uma mistura de água e álcool etílico por destilação, principalmente porque quando essa mistura atinge a proporção 96% álcool etílico e 4% de água (em volume) ela se torna azeotrópica (com ponto de ebulição constante). A destilação fracionada só é útil quando os pontos de ebulição das substâncias são relativamente próximos, o que não ocorre nessa situação, pois ocorrerá a ebulição dos dois líquidos ao mesmo tempo.


Carolinethz escreveu:
Qui 11 Out, 2018 07:04
e também sem entender que processo é esse de separação química. :?
O processo de separação química refere-se à adição de alguma substância capaz de reagir com o álcool/com a água provocando a formação de um ppt, por exemplo. Assim, será possível submeter a nova mistura a algum tipo de processo capaz de separar adequadamente esses componentes.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”