Química Geral(UFSC-2017) - Fenômenos

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Carolinethz
Veterano
Mensagens: 292
Registrado em: Dom 27 Set, 2015 15:30
Última visita: 06-09-22
Out 2018 02 07:34

(UFSC-2017) - Fenômenos

Mensagem não lida por Carolinethz »

É correto afirmar que:
16) O cozimento acelerado de vegetais em uma panela de pressão colocada sobre uma chama ocorre devido à substituição das interações dipolo-dipolo nas moléculas de carboidratos por ligações de hidrogênio em função do rompimento de ligações covalentes nas moléculas constituintes desses alimentos.
32) A liquefação da manteiga ao ser inserida em uma frigideira quente é explicada pela diminuição na pressão de vapor dos lipídios que a constituem, resultando no rompimento das ligações de hidrogênio que unem as moléculas lipídicas em fase condensada.
Resposta

As duas são falsas:
16) Ocorre devido a elevação da temperatura e consequentemente da pressão interna.
32) É explicada pelo rompimento de interações moleculares.
DÚVIDA:
16) Os alimentos, na panela de pressão, apenas sofrem a pressão ou existe quebra de ligações (e se existe, sempre ocorre quebra com o aumento da temperatura?) e possíveis reações químicas (obtenção de novas substâncias)?
32) Como assim manteiga em estado de liquefação? Liquefação é passagem do gás para o estado líquido, mas manteiga gasosa? Ou interpretei errado e nadaver isso aque? :D:oops:
E ligação de hidrogênio não é um tipo de interação molecular?




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Out 2018 02 17:32

Re: (UFSC-2017) - Fenômenos

Mensagem não lida por Brunoranery »

Olá Caroline,
Na panela de pressão, o cozimento acelerado se deve à pressão que faz com que a água alcance determinada temperatura, acima da de ebulição, sem evaporar. Como a temperatura será maior, cozinhará mais rápido. Nesse caso, não há rompimento de ligações, mas de interações moleculares que unem as moléculas. Não tem como substituir uma interação por outra aumentando a pressão.

Primeiro. As ligações de hidrogênio são sim interações intermoleculares, no entanto, os lipídios não se interagem assim, pois são apolares e esse é um tipo de interação polar. Realmente não é liquefação, mas fusão. O item está todo errado.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”