Química GeralDensidade dos gases - Fuvest Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20047)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Set 2018 06 07:32

Densidade dos gases - Fuvest

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20047) »

Deseja-se preparar e recolher os gases metano,amônia e cloro. As figuras I, II e III mostram dispositivos de recolhimento de gases em tubos de ensaio.
fuvest densid.png
fuvest densid.png (6.87 KiB) Exibido 5210 vezes
Considerando os dados da tabela abaixo
fuvestdensi.png
fuvestdensi.png (13.06 KiB) Exibido 5210 vezes
escolha, dentre os dispositivos apresentados,os mais adequados para recolher, nas condições ambiente, metano, amônia e cloro. Esses
dispositivos são, respectivamente,

a) II, II e III.
c) II, III e I.
e) III, III e I.
b) III, I e II.
d) II, I e III.


Resposta

b

Spoiler:

Meu raciocínio não está batento com o gabarito...Para mim,fica evidente que o dispositivo III seria para o metano,já que ele é insolúvel.O dispositivo I não deveria ser para o cloro?Já que o cloro é mais denso que o ar,assim ele ''cairia'' para o tubo de ensaio...O mesmo com o II para a amônia - que é menos densa que o ar,escapando direto para o tubo de ensaio...
Onde o meu raciocínio está falhando?Abraços!




Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2148
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 19-04-24
Mai 2019 05 11:51

Re: Densidade dos gases - Fuvest

Mensagem não lida por Jigsaw »

sirisaac escreveu:
Qui 06 Set, 2018 07:32
Deseja-se preparar e recolher os gases metano,amônia e cloro. As figuras I, II e III mostram dispositivos de recolhimento de gases em tubos de ensaio.

fuvest densid.png

Considerando os dados da tabela abaixo

fuvestdensi.png

escolha, dentre os dispositivos apresentados,os mais adequados para recolher, nas condições ambiente, metano, amônia e cloro. Esses
dispositivos são, respectivamente,

a) II, II e III.
c) II, III e I.
e) III, III e I.
b) III, I e II.
d) II, I e III.


Resposta

b

Spoiler:

Meu raciocínio não está batento com o gabarito...Para mim,fica evidente que o dispositivo III seria para o metano,já que ele é insolúvel.O dispositivo I não deveria ser para o cloro?Já que o cloro é mais denso que o ar,assim ele ''cairia'' para o tubo de ensaio...O mesmo com o II para a amônia - que é menos densa que o ar,escapando direto para o tubo de ensaio...
Onde o meu raciocínio está falhando?Abraços!
sirisaac, tentaremos comentar a resolução, caso alguem discorde favor se manifestar:

Meu raciocínio não está batento com o gabarito...Para mim,fica evidente que o dispositivo III seria para o metano,já que ele é insolúvel.

RESPOSTA = mas o dispositivo III é o metano (de acordo com o gabarito), sendo insolúvel em água, ele pode ser recolhido através do dispositivo indicado (III).

O dispositivo I não deveria ser para o cloro?Já que o cloro é mais denso que o ar,assim ele ''cairia'' para o tubo de ensaio...

RESPOSTA = o dispositivo I não poderia ser utilizado para o cloro, como o mesmo tem densidade maior que o ar, ele não "subiria" para ser recolhido no dispositivo I.

O mesmo com o II para a amônia - que é menos densa que o ar,escapando direto para o tubo de ensaio...

RESPOSTA = a amônia apresenta densidade menor que o ar, desta forma ela "subiria" dentro do dispositivo I, podendo ser recolhida no dispositivo indicado (I).


RESPOSTA = desta forma a alternativa correta é a b) III (CH4), I (NH3) e II (Cl2).




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Densidade dos Irracionais(Demonstração)
    por Marcos2812 » » em Ensino Superior
    1 Respostas
    1004 Exibições
    Última msg por deOliveira
  • Nova mensagem Unicentro - lei dos gases
    por AOKIJI » » em Química Geral
    1 Respostas
    775 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem Teoria cinética dos Gases
    por matheuszurra » » em Física II
    0 Respostas
    692 Exibições
    Última msg por matheuszurra
  • Nova mensagem ( Uni-Facef 2022 ) Estudos dos Gases
    por Lima08 » » em Física II
    1 Respostas
    641 Exibições
    Última msg por lmtosta
  • Nova mensagem Equação geral dos gases
    por Futuramedica » » em Química Geral
    3 Respostas
    729 Exibições
    Última msg por Futuramedica

Voltar para “Química Geral”