Química GeralQuestão de determinação de fórmulas/ligações químicas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Duvidoso
Junior
Mensagens: 16
Registrado em: Seg 30 Out, 2017 00:37
Última visita: 29-03-24
Jul 2018 26 17:10

Questão de determinação de fórmulas/ligações químicas

Mensagem não lida por Duvidoso »

A criolita é um minério cujo principal componente é o fluoreto de alumínio e o sódio. Sua principal aplicação é na produção do alumínio, onde é adicionada à alumina (óxido de alumínio), obtendo-se uma mistura de temperatura de fusão de 950 C, tornando economicamente viável a eletrólise da alumina e a obtenção do metal alumínio.
A relação entre a massa de sódio e de alumínio na criolita é de 23/9 e, portanto, a fórmula mínima do fluoreto de alumínio e sódio é:

(A) NaAlF.
(B) NaAlF4 .
(C) Na3AlF4 .
(D) Na3AlF6
Resposta

d)
Quanto à parte em que se acham os móis de Na e Al eu não tive problema. O que me deixou com dúvida foi a parte em que se determinam os móis de flúor, porque eu vi que é preciso saber de antemão que o fluoreto de alumínio é AlF3 e escrever a reação dele com Na.

Eu não estou conseguindo visualizar como eu posso escrever a reação e eu não sei exatamente como vão se dar as ligações entre Na/Al/F. Mesmo tendo já estudado a matéria de tabela periódica e de elétrons ligantes eu ainda fico confuso pra caramba quando se trata de um composto com mais de três elementos

Última edição: Duvidoso (Qui 26 Jul, 2018 17:11). Total de 3 vezes.



Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Jul 2018 26 17:31

Re: Questão de determinação de fórmulas/ligações químicas

Mensagem não lida por Brunoranery »

Olá Duvidoso,
Ele diz que a relação entre a massa de sódio e alumínio é 23/9. Isso quer dizer que há 23 gramas de sódio para cada 9 gramas de alumínio.
A massa molar do sódio é 23 g/mol e a do alumínio, 27 g/mol. Isso quer dizer que a massa do alumínio nessa relação foi dividida por 3. Ou seja, a quantidade de sódio é o triplo da de alumínio. Nesse caso ficamos com a C e a D.
O sódio tem carga +1, o alumínio carga +3, só você lembrar de outros compostos que possuem o alumínio para lembrar sua carga. A carga positiva da molécula é de 3x1 + 3 = +6 (Do alumínio e sódio). Como a molécula precisa ser neutra, precisamos de -6 de carga na parte negativa. A parte negativa é o flúor, cada flúor tem carga -1, pois ele é da família 7A e recebe 1 elétron. Assim, para termos -6 precisamos de 6 átomos de flúor. Assim, temos como resposta N3AlF6, letra D.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Fórmulas Químicas
    por MilkShake » » em Química Geral
    1 Respostas
    1121 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem (UEPG 2014.2) Ligações Químicas
    por eivitordias » » em Química Geral
    4 Respostas
    3694 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (FB) Ligações Químicas I
    por Deleted User 23699 » » em Química Geral
    0 Respostas
    492 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (FB) Ligações Químicas I
    por Deleted User 23699 » » em Química Geral
    0 Respostas
    457 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (FB) Ligações Químicas I
    por Deleted User 23699 » » em Química Geral
    0 Respostas
    460 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699

Voltar para “Química Geral”