Química GeralUFMG - Estequiometria Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: Sáb 14 Out, 2017 11:58
Última visita: 10-05-19
Abr 2018 03 17:05

UFMG - Estequiometria

Mensagem não lida por Liss15 »

Considere uma reação hipotética que ocorre em fase gasosa e envolve os reagentes X e Y e o produto Z. Num experimento, foram misturados, em um recipiente, 5 mol de X com 5 mol de Y. Após 1 minuto, nesse recipiente, havia 4 mol de X, 3 mol de Y e 1 mol de Z, como registrado neste quadro:
chemistry.jpg
chemistry.jpg (7.32 KiB) Exibido 7953 vezes
Suponha que essa reação prossegue até o consumo total do reagente limitante.
Considerando-se a quantidade inicial de X e Y, é CORRETO afirmar que a quantidade máxima de Z a ser obtida essa reação é de:

a) 2,5 mol.
b) 3,5 mol.
c) 4 mol.
d) 5 mol.
Resposta

A

Gente, poderiam me explicar detalhadamente essa questão?



"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Abr 2018 03 17:18

Re: UFMG - Estequiometria

Mensagem não lida por Brunoranery »

Olá Liss,

Após 1 minuto foram consumidos 1 mol de X e 2 mols de Y. Portanto, temos que ter mais Y do que X para a reação, já que é o mais consumido para a formação do Z. No entanto, temos mais X do que Y após um minuto, pois a quantidade de X em mols é maior.
Assim, como temos mais X do que o necessário para produzir o Z, ele é o reagente em excesso. Assim, para calcular a quantidade máxima de Z formado é levando em conta a quantidade de Y.
Só jogar na proporção agora:
2 mols de Y formam 1 mol de Z
3 mols de Y formam X mols de Z
x = 1,5 mols.
Como já temos 1 mol formado no primeiro minuto, o máximo que dá pra formar é 1,5 + 1 mol que já foi formado, dando 2,5 mols. :D



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: Sáb 14 Out, 2017 11:58
Última visita: 10-05-19
Abr 2018 04 15:07

Re: UFMG - Estequiometria

Mensagem não lida por Liss15 »

Oi, Bruno!
Bah! Que bacana tua resolução! Achei muito boa!
Eu me atrapalhei em extrair essa informação aqui:
Brunoranery escreveu:
Ter 03 Abr, 2018 17:18
Após 1 minuto foram consumidos 1 mol de X e 2 mols de Y. Portanto, temos que ter mais Y do que X para a reação, já que é o mais consumido para a formação do Z.
Bom, eu vi uma resolução dessa questão completando o quadro:
X----------Y------Z
5mol -- 5mol---0
4mol---3mol---1mol
3mol---1mol---2mol
Só que não estou conseguindo entender sobre a proporção logo depois. Para dar 2,5mol teria que aumentar 0,5mol. Mas porque? :?


"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Abr 2018 04 17:39

Re: UFMG - Estequiometria

Mensagem não lida por Brunoranery »

Liss15 escreveu:
Qua 04 Abr, 2018 15:07
Oi, Bruno!
Bah! Que bacana tua resolução! Achei muito boa!
Eu me atrapalhei em extrair essa informação aqui:
Brunoranery escreveu:
Ter 03 Abr, 2018 17:18
Após 1 minuto foram consumidos 1 mol de X e 2 mols de Y. Portanto, temos que ter mais Y do que X para a reação, já que é o mais consumido para a formação do Z.
Bom, eu vi uma resolução dessa questão completando o quadro:
X----------Y------Z
5mol -- 5mol---0
4mol---3mol---1mol
3mol---1mol---2mol
Só que não estou conseguindo entender sobre a proporção logo depois. Para dar 2,5mol teria que aumentar 0,5mol. Mas porque? :?
Liss, observe que está dentro da proporção. Quando consumimos 2 mols de Y, formamos 1 de Z. Formamos a metade do valor de Y. Isso quer dizer que quando consumirmos mais 1 mol de Y, formaremos a metade desse valor, já que a proporção é válida. Assim, consumiremos 1 mol e formaremos mais 0,5 mols de Z, formando 2,5 mols.
A proporção é levada em conta a variação do número de mols. Quando variaram 2 mols de Y, no início, variou apenas 1 mol de Z. Assim estabelecemos a proporção de produção de um em função do consumo do outro.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: Sáb 14 Out, 2017 11:58
Última visita: 10-05-19
Abr 2018 04 20:44

Re: UFMG - Estequiometria

Mensagem não lida por Liss15 »

Ahhh, sim! Obrigada, Bruno! :D



"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”