Química Geraleletrons e niveis de energia

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
anonimor7
Pleno
Mensagens: 96
Registrado em: Qua 28 Fev, 2018 18:26
Última visita: 25-08-18
Mar 2018 24 21:50

eletrons e niveis de energia

Mensagem não lida por anonimor7 »

O sódio é um elemento químico muito importante, pois se faz presente no corpo humano na nossa estrutura corpórea da seguinte maneira: quando atinge sua forma ionizada dentro de nosso organismo, o sódio se torna um dos principais fatores de regulação osmótica do sangue, de fluidos intercelulares e do equilíbrio ácido-base. E também o Cloreto de sódio (NaCl) é empregado na alimentação diária, mais conhecido como sal de cozinha. Quando estamos temperando um alimento com sal, e cai alguma quantidade do mesmo na chama do fogão muda a cor da chama de azul para amarela. Explique esse fenômeno em termos de elétrons e níveis de energia.




Avatar do usuário
Tassandro
5 - Mestre
Mensagens: 1905
Registrado em: Sáb 15 Fev, 2020 17:01
Última visita: 03-10-23
Localização: Teresina, PI.
Mai 2020 25 12:08

Re: eletrons e niveis de energia

Mensagem não lida por Tassandro »

anonimor7,
Essa questão é muito interessante. Deixo aqui um texto deste site: https://www.google.com/amp/s/m.educador ... ronica.htm que explica muito bem esse fenômeno tendo em vista o modelo de Bohr.
Cada sal emite uma coloração diferente ao ser colocado em contato com a chama. Para entendermos por que isso ocorre, relembremos rapidamente do que se trata o modelo atômico de Rutherford-Böhr: Segundo Böhr, o átomo teria uma eletrosfera composta de camadas energéticas (ou níveis de energia), que conteriam apenas os elétrons que tivessem a energia respectiva de cada nível. Isso significa que só seriam permitidas algumas órbitas circulares ao elétron, sendo que em cada uma dessas órbitas o elétron apresenta energia constante. Para passar para um estado de maior energia, o elétron precisa receber energia de alguma fonte externa; assim, quando isso ocorre, o elétron salta para uma órbita ligeiramente mais afastada do núcleo, ficando em seu estado excitado. No momento em que colocamos o sal no fogo, estamos fornecendo energia para seus elétrons. No entanto, o estado excitado é instável, portanto, os elétrons que “saltaram” de nível retornam à órbita de seu estado estacionário. Nesse momento, o elétron perde (na forma de onda eletromagnética, ou seja, na forma de luz) uma quantidade de energia que corresponde à diferença de energia existente entre as órbitas envolvidas no movimento do elétron. Como cada sal apresenta elementos diferentes, com átomos que têm níveis de energia também de valores diferentes, a luz emitida por cada um dos sais será em um comprimento de onda bem característico de cada um. É por isso que ao colocarmos, por exemplo, o sal de cozinha (Cloreto de sódio – NaCl) na chama, vemos uma coloração amarela intensa, em razão da presença do sódio;



Dias de luta, dias de glória.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”