Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Química GeralQuímica Geral- Gráficos de mudança de estado Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
julialemos
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Mar 2018, 19:43
Última visita: 24-11-18
Agradeceu: 1 vez
Mar 2018 15 18:49

Química Geral- Gráficos de mudança de estado

Mensagem não lida por julialemos »

1- (FUVEST) Aquece-se uniformemente uma solução aquosa de cloreto de sódio sob pressão de uma atmosfera. Qual dos gráficos a seguir melhor representa a temperatura da solução em função do tempo?

gab: C

não entendi o porquê do gráfico C ser a resposta...alguém poderia explicar?
Anexos
gráfico
gráfico
fff.gif (2.64 KiB) Exibido 5882 vezes

Avatar do usuário

Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Jun 2018 03 21:33

Re: Química Geral- Gráficos de mudança de estado

Mensagem não lida por Sypru »

Olá. Tem-se que, em pressões contantes, as temperaturas das soluções aumentando em uma função linear (simplificadamente). O raciocínio é simples: quanto mais eu mantenho um meio de energia térmica sobre um recipiente, uma solução ou qualquer tipo de objeto, maior será a sua temperatura ao longo do tempo. Ou seja, se eu deixar um objeto sobre a luz do Sol (energia luminosa que é convertida em energia térmica) por duas horas, a sua temperatura será maior do que se eu deixasse por cinco minutos.

E não há, portanto, como a temperatura desse recipiente decair ao longo do tempo. Somente com essa informação, já dá para eliminar os gráficos "b", "d" e "e". Fica-se, assim, com as alternativas "a" e "c". Agora vem uma propriedade importante: se eu adiciono uma substância com um maior valor de ebulição em outra, a solução (mistura) só irá começar a evaporar em uma temperatura superior à da menor taxa de ebulição. É sabido que a temperatura de ebulição da água é de 100ºC, então, independentemente da temperatura de ebulição do cloreto (que é sólido em temperatura ambiente), o ponto de ebulição da solução e momento o qual a temperatura se irá elevar mais lentamente (a partir da transição entre líquido para gasoso, as moléculas ficarão mais dispersas) deve ser superior aos 100ºC. Poder-se-ia eliminar a proposição só de remeter que a temperatura de ebulição da água é de 100 ºC e como houve uma mudança na reta do gráfico "a" antes dos 100ºC, não seria possível esta ser a resposta.
Portanto, de acordo com os argumentos supracitados, confirma-se que, de fato, o gabarito é a alternativa "c".

"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Mudança de estado
    por Carolinethz » » em Física II
    0 Respostas
    1163 Exibições
    Última mensagem por Carolinethz
  • Nova mensagem (UFMG) Mudança de Estado Físico
    por paulojorge » » em Química Geral
    1 Respostas
    1569 Exibições
    Última mensagem por VALDECIRTOZZI
  • Nova mensagem mudança de estado físico
    por matheuszao » » em Química Geral
    1 Respostas
    835 Exibições
    Última mensagem por vignaite10
  • Nova mensagem Gráfico de Mudança de Estado Físico
    por ravenablack » » em Química Geral
    3 Respostas
    2032 Exibições
    Última mensagem por Jigsaw
  • Nova mensagem (UFMG) Diagrama de Mudança de Estado
    por MayumiBeatriz » » em Química Geral
    1 Respostas
    2196 Exibições
    Última mensagem por MateusQqMD

Voltar para “Química Geral”