Química GeralQuímica Geral- Gráficos de mudança de estado Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
julialemos
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: Ter 06 Mar, 2018 19:43
Última visita: 24-11-18
Mar 2018 15 18:49

Química Geral- Gráficos de mudança de estado

Mensagem não lida por julialemos »

1- (FUVEST) Aquece-se uniformemente uma solução aquosa de cloreto de sódio sob pressão de uma atmosfera. Qual dos gráficos a seguir melhor representa a temperatura da solução em função do tempo?

gab: C

não entendi o porquê do gráfico C ser a resposta...alguém poderia explicar?
Anexos
gráfico
gráfico
fff.gif (2.64 KiB) Exibido 5829 vezes




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Jun 2018 03 21:33

Re: Química Geral- Gráficos de mudança de estado

Mensagem não lida por Sypru »

Olá. Tem-se que, em pressões contantes, as temperaturas das soluções aumentando em uma função linear (simplificadamente). O raciocínio é simples: quanto mais eu mantenho um meio de energia térmica sobre um recipiente, uma solução ou qualquer tipo de objeto, maior será a sua temperatura ao longo do tempo. Ou seja, se eu deixar um objeto sobre a luz do Sol (energia luminosa que é convertida em energia térmica) por duas horas, a sua temperatura será maior do que se eu deixasse por cinco minutos.

E não há, portanto, como a temperatura desse recipiente decair ao longo do tempo. Somente com essa informação, já dá para eliminar os gráficos "b", "d" e "e". Fica-se, assim, com as alternativas "a" e "c". Agora vem uma propriedade importante: se eu adiciono uma substância com um maior valor de ebulição em outra, a solução (mistura) só irá começar a evaporar em uma temperatura superior à da menor taxa de ebulição. É sabido que a temperatura de ebulição da água é de 100ºC, então, independentemente da temperatura de ebulição do cloreto (que é sólido em temperatura ambiente), o ponto de ebulição da solução e momento o qual a temperatura se irá elevar mais lentamente (a partir da transição entre líquido para gasoso, as moléculas ficarão mais dispersas) deve ser superior aos 100ºC. Poder-se-ia eliminar a proposição só de remeter que a temperatura de ebulição da água é de 100 ºC e como houve uma mudança na reta do gráfico "a" antes dos 100ºC, não seria possível esta ser a resposta.
Portanto, de acordo com os argumentos supracitados, confirma-se que, de fato, o gabarito é a alternativa "c".



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”