Química GeralForças Intermoleculares

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: Sáb 14 Out, 2017 11:58
Última visita: 10-05-19
Fev 2018 06 22:17

Forças Intermoleculares

Mensagem não lida por Liss15 »

Amigos, poderiam me ajudar nessa questão? O gabarito é a letra A.
Sabendo que a temperatura de ebulição de uma substancia depende da intensidade das forças intermoleculares presentes, assinale a alternativa que corretamente apresenta as substancias em ordem crescente de temperatura e ebulição

a) H2, N2, O2, Br2
b) N2, Br2, O2, Br2
c) Br2, O2, N2, H2
d) Br2, N2, H2, O2
e) O2, Br2, N2, H2

PS: sei que tais substâncias partilham da mesma força, o qual é a dipolo-dipolo. Mas não sei proceder.. :?

Última edição: Liss15 (Ter 06 Fev, 2018 22:18). Total de 1 vez.


"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Auto Excluído (ID:20137)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Fev 2018 06 22:57

Re: Forças Intermoleculares

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20137) »

Já que as substâncias (como até tu disse) apresentam a mesma força. Logo, o que irá mudar a temperatura de ebulição será a massa. Portanto: quanto maior a massa= maior T.E (quando possuem mesma força).
H2 - 2
N2 - 14
02 - 16
BR - 70

Ordem Crescente:
H2 - N2 - 02 - BR2

É possível responder até intuitivamente, pois já que apresentam mesma força o que for mais 'pesado' será mais difícil de 'tacar fogo' é ou não é ?

Última edição: Auto Excluído (ID:20137) (Ter 06 Fev, 2018 23:01). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 05-04-24
Fev 2018 06 23:00

Re: Forças Intermoleculares

Mensagem não lida por MatheusBorges »

"Para o caso das substâncias apolares, estas interações são do tipo forças de dispersão as quais são tanto mais fortes quanto maior for o número de elétrons presentes na molécula ou quanto maior for a massa molar".
Fonte:
https://www.google.com.br/url?sa=t&sour ... urqumZPO0Y
Feltre:
"Pode acontecer, num dado instante, de uma molécula estar com mais elétrons de um “lado” que do outro; essa molécula estará, então, momentaneamente polarizada e, por indução elétrica, irá provocar a polarização de uma molécula vizinha (dipolo induzido), resultando uma atração fraca entre ambas. Essa atração é a força de van der Waals ou força de London, ou ainda dipolo instantâneo-dipolo induzido."

Não encontrei nada em livro do ensino médio (Feltre e Tito Canto) que trate sobre isso especificamente (aumento de elétrons/massa molecular [tex3]\rightarrow [/tex3] ligação mais forte de van der waals). Mas é um pouco intuitívo que tendo mais elétrons a força de atração nesse dado instante pode ser aumentada, concorda?


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Auto Excluído (ID:20137)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Fev 2018 06 23:02

Re: forças intermoleculares

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20137) »

MafIl10 escreveu:
Ter 06 Fev, 2018 23:00
"Para o caso das substâncias apolares, estas interações são do tipo forças de dispersão as quais são tanto mais fortes quanto maior for o número de elétrons presentes na molécula ou quanto maior for a massa molar".
Fonte:
https://www.google.com.br/url?sa=t&sour ... urqumZPO0Y
Feltre:
"Pode acontecer, num dado instante, de uma molécula estar com mais elétrons de um “lado” que do outro; essa molécula estará, então, momentaneamente polarizada e, por indução elétrica, irá provocar a polarização de uma molécula vizinha (dipolo induzido), resultando uma atração fraca entre ambas. Essa atração é a força de van der Waals ou força de London, ou ainda dipolo instantâneo-dipolo induzido."

Não encontrei nada em livro do ensino médio (Feltre e Tito Canto) que trate sobre isso especificamente (aumento de elétrons/massa molecular [tex3]\rightarrow [/tex3] ligação mais forte de van der waals). Mas é um pouco intuitívo que tendo mais elétrons a força de atração nesse dado instante pode ser aumentada, concorda?
"Quanto maior o tamanho da molécula, maior será o ponto de ebulição. Por exemplo, o etano e o butano são ambos alcanos, mas a massa molar do etano é igual a 30 g/mol e seu ponto de ebulição é -88ºC, enquanto o butano tem massa molar maior (58g/mol) e ponto de ebulição maior também (0,5 ºC)."

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/qui ... anicos.htm

A maior massa também aumenta a T.E em relação a substâncias mesmas forças. Aí já não sei se a lógica que o exercício queria o candidato soubesse da massa ou dos elétrons.
Última edição: Auto Excluído (ID:20137) (Ter 06 Fev, 2018 23:04). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 05-04-24
Fev 2018 06 23:11

Re: Forças Intermoleculares

Mensagem não lida por MatheusBorges »

adamantium, você está certo. Eu li sobre isso ontem, na parte de entalpia de combustão (as que tem cadeias de carbono com mesmo tipo de ligação). Mas nem me toquei. Bem lembrado!


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 05-04-24
Fev 2018 07 00:11

Re: Forças Intermoleculares

Mensagem não lida por MatheusBorges »

adamantium, só não sei se a explicação é a mesma para esse tipo de ligação do exercício (dipolo-induzido). Em orgânica tem ligação de hidrogênio e tal... Como esse ainda não é meu departamento só observo agora.


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Auto Excluído (ID:20137)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Fev 2018 07 00:13

Re: Forças Intermoleculares

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20137) »

MafIl10 escreveu:
Qua 07 Fev, 2018 00:11
adamantium, só não sei se a explicação é a mesma para esse tipo de ligação do exercício (dipolo-induzido). Em orgânica tem ligação de hidrogênio e tal... Como esse ainda não é meu departamento só observo agora.
Também não aprofundei em orgânica, eu estou no 1 capítulo de orgânica do Feltre (nomenclatura)




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (Unifor-CE)-Forças intermoleculares
    por inguz » » em Química Geral
    1 Respostas
    483 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem (Unemat-MT)- Forças intermoleculares
    por inguz » » em Química Geral
    1 Respostas
    825 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem UEG - Solubilidade e Interações intermoleculares
    por AOKIJI » » em Química Geral
    0 Respostas
    778 Exibições
    Última msg por AOKIJI
  • Nova mensagem FAMERP Ligações intermoleculares
    por ÁguiaB » » em Química Geral
    1 Respostas
    508 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem Ligações Intermoleculares
    por neto4 » » em Química Geral
    1 Respostas
    441 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699

Voltar para “Química Geral”