Química Geral(UFRRJ - 2005) Reações Inorgânicas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
nina
Pleno
Mensagens: 83
Registrado em: Sáb 09 Fev, 2013 22:37
Última visita: 08-03-23
Fev 2018 02 19:26

(UFRRJ - 2005) Reações Inorgânicas

Mensagem não lida por nina »

Alguém por favor me ajude com essa matéria, não consigo aprendê-la direito.

O bicarbonato de sódio é um antiácido usado comumente para combater a acidez estomacal. Ele se decompõe termicamente formando gás carbônico além de dois outros produtos.

a) Identifique os produtos equacionando a equação.
Resposta

[tex3]2NaHCO_{3}(s)\rightarrow Na_{2}CO_{3}(s) + CO_{2}(g) + H_{2}O(g)[/tex3]
Dúvida:

Eu vi que o enunciado menciona três produtos, mas como exatamente eu poderia saber que essa decomposição geraria os tais produtos [tex3]Na_{2}CO_{3}(s) [/tex3] e [tex3]H_{2}O(g)[/tex3] ?
Se eu quisesse supor, por exemplo, que eu tivesse apenas 1mol de [tex3]NaHCO_{3}(s)[/tex3] , por que eu não poderia gerar [tex3]NaOH_{(s)}[/tex3] ?
Pois nesse caso além da reação estar balanceada (para 1 mol de bicarbonato) o enunciado ainda diz que ele é usado para combater a acidez estomacal (vamos ignorar por enquanto que o sal formado, supondo essa segunda situação, seria [tex3]NaCl_{(s)}[/tex3] e eu não faço a menor ideia se isso seria prejudicial ao organismo, a minha dúvida é sobre a transformação química mesmo).


b) Escreva a expressão matemática para a constante de equilíbrio.
Resposta

[tex3]K_{c} = [CO_{2}] . [H_{2}O] [/tex3]
Novamente, como eu tenho certeza sobre o estado físico da água formada?

Eu estudei ácidos e bases, sais e óxidos e mais reações inorgânica e ainda tenho dificuldade com essas coisas, alguma sugestão?

Desde já obrigada!

Última edição: nina (Sex 02 Fev, 2018 19:28). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
snooplammer
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1701
Registrado em: Seg 24 Out, 2016 14:18
Última visita: 23-03-24
Fev 2018 02 20:43

Re: (UFRRJ - 2005) Reações Inorgânicas

Mensagem não lida por snooplammer »

nina escreveu:
Sex 02 Fev, 2018 19:26
Eu vi que o enunciado menciona três produtos, mas como exatamente eu poderia saber que essa decomposição geraria os tais produtos [tex3]Na_2CO_3[/tex3] e [tex3]H_2O(g)[/tex3] ?
Bom, ele pede, basicamente, a decomposição do bicarbonato de sódio. Carbonato de sódio tem a fórmula [tex3]Na_2CO_3[/tex3] , você não acha que é dedutível que seria usado o carbonato de sódio para formar bicarbonato de sódio, e não usar outro composto?

Deduzindo que o produto terá [tex3]Na_2CO_3[/tex3] , você também terá o produto já mencionado [tex3]CO_2[/tex3] . Então até aqui temos que

[tex3]NaHCO_3\rightarrow Na_2CO_3+CO_2+x[/tex3]

O que está faltando na reação? Um hidrogênio, mas se você adicionar uma hidroxila, verá que será impossível balancear, creio eu. Para que seja possível o balanceamento provavelmente teremos que x será [tex3]H_2O[/tex3] . Mas, por ter sido mencionado o efeito de combater a acidez estomacal, já acho que seria dedutível. Mas, também poderia deduzir utilizando o fato de que temos um bicarbonato, e bicarbonato tem a fórmula [tex3]HCO_3^{-}[/tex3]

[tex3]NaHCO_3\rightarrow Na_2CO_3+CO_2+H_2O[/tex3]

Perceba que ao adicionarmos [tex3]H_2O[/tex3] temos tudo dobrado no produto, apenas balanceamos adicionando 2 ao reagente

[tex3]2NaHCO_3\rightarrow Na_2CO_3+CO_2+H_2O[/tex3]
nina escreveu:
Sex 02 Fev, 2018 19:26
Novamente, como eu tenho certeza sobre o estado físico da água formada? ?
O estado físico varia de reação pra reação, normalmente é fornecido. Mas, acredito que nessa questão, você apenas deveria se lembrar que Bicarbonato de sódio é um sólido que não apresenta aspecto aquoso. É muito provável que seja gasoso então

Acho que esse tipo de questão é mais algo que eles acham que você deveria lembrar, pois comumente se fala do bicarbonato de sódio




Avatar do usuário
Autor do Tópico
nina
Pleno
Mensagens: 83
Registrado em: Sáb 09 Fev, 2013 22:37
Última visita: 08-03-23
Fev 2018 02 21:17

Re: (UFRRJ - 2005) Reações Inorgânicas

Mensagem não lida por nina »

Olá snooplammer, agradeço imensamente por ter resolvido com detalhes. :D

Rsrs é verdade, é intuitivo sim. Lembrarei disso nas próximas vezes...

Gostaria de perguntar sobre este trecho:

"Mas, acredito que nessa questão, você apenas deveria se lembrar que Bicarbonato de sódio é um sólido que não apresenta aspecto aquoso. É muito provável que seja gasoso então."

Eu não consegui acompanhar o raciocínio, amigo. Por que que a água ter estado gasoso está ligado ao fato do bicarbonato não apresentar aspecto aquoso?

Obrigada mais uma vez pela resolução.
Última edição: nina (Sex 02 Fev, 2018 21:18). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
snooplammer
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1701
Registrado em: Seg 24 Out, 2016 14:18
Última visita: 23-03-24
Fev 2018 02 21:32

Re: (UFRRJ - 2005) Reações Inorgânicas

Mensagem não lida por snooplammer »

Não sei confirmar esse fato "Por que que a água ter estado gasoso está ligado ao fato do bicarbonato não apresentar aspecto aquoso?", mas imagino que se tivéssemos uma água no estado líquido seria possível sentir uma aquosidade quando mexesse com o produto(bicarbonato de sódio comprado em fármica, etc...). Eu realmente não saberia provar que a água está em estado gasoso, se já não tivesse visto essa reação antes ou usar a intuiçao.

Seria até difícil acertar o [tex3]K_c[/tex3] , pois não iria saber o a água entra ou não na expressão

Se alguém souber alguma demonstração sobre isso, seria legal.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Reações Inorgânicas.
    por GLAYDSON » » em Química Geral
    1 Respostas
    518 Exibições
    Última msg por careca
  • Nova mensagem (FB) Reações inorgânicas e química descritiva
    por Deleted User 23699 » » em Química Geral
    0 Respostas
    579 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (FB) Reações inorgânicas e química descritiva
    por Deleted User 23699 » » em Química Geral
    0 Respostas
    552 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (FB) Reações inorgânicas e química descritiva
    por Deleted User 23699 » » em Química Geral
    0 Respostas
    562 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem Reações Inorgânicas - CEFET PR
    por Felrei700 » » em Química Geral
    3 Respostas
    257 Exibições
    Última msg por Jigsaw

Voltar para “Química Geral”