Química GeralNeutralização/sal Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Carolinethz
Veterano
Mensagens: 292
Registrado em: Dom 27 Set, 2015 15:30
Última visita: 06-09-22
Set 2017 26 20:43

Neutralização/sal

Mensagem não lida por Carolinethz »

Em um exercício da fuvest se pede a equação de reação entre o HCl e o hidróxido de magnésio. Pela minha dedução, seria Mg(OH). Mas na equação no gabarito ele aparece como Mg [tex3](OH)_{2}[/tex3] . Porque? Como sei que existe aquele 2?
Em um outro exercício pediu a equação de neutralização entre o [tex3]H_{3}PO_{2}[/tex3] e o hidróxido de sódio. Seguindo a lógica, entendi que seria o Na(OH), mas esse na equação não tinha o índice 2.
Como faço para distinguir e entender quando não tenho o gabarito em mãos? Consegui ser clara com a minha dúvida?




Obrigada desde já!!! :wink:




Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Set 2017 26 20:51

Re: Neutralização/sal

Mensagem não lida por undefinied3 »

Tabela periódica. Mg é da família 2A, então é [tex3]2+[/tex3] . [tex3]H_3PO_2[/tex3] é o ácido hipofosforoso, vem do [tex3]H_3PO_4[/tex3] retirando-se dois oxigênios. Como [tex3]PO_4^{-3}[/tex3] , ou seja, é -3, e os hidrogênios ionizáveis de oxiácidos são aqueles ligados no oxigênio, no [tex3]H_3PO_2[/tex3] , apenas 2 dos três hidrogênios são ionizáveis. Segue que temos [tex3]PO_2^{2-}[/tex3] .
Se você está com dúvida nisso, é fundamental que estude a tabela periódica e o que significa cada elemento ser de determinada família, bem como os ânions oxigenados principais como [tex3]CO_3^{2-}[/tex3] , [tex3]PO_4^{3-}[/tex3] , [tex3]ClO_3^{-}[/tex3] , [tex3]SO_4^{2-}[/tex3] e também os ânions que se obtêm retirando oxigênios dos que podemos tirar bem como colocar, como foi ocaso do [tex3]PO_4^{3-}[/tex3] e é o caso do [tex3]SO_4^{2-}[/tex3] e [tex3]ClO_4^-[/tex3] .

Última edição: undefinied3 (Ter 26 Set, 2017 20:52). Total de 2 vezes.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Carolinethz
Veterano
Mensagens: 292
Registrado em: Dom 27 Set, 2015 15:30
Última visita: 06-09-22
Set 2017 27 06:51

Re: Neutralização/sal

Mensagem não lida por Carolinethz »

undefinied3 escreveu:
Ter 26 Set, 2017 20:51
Tabela periódica. Mg é da família 2A, então é [tex3]2+[/tex3] . [tex3]H_3PO_2[/tex3] é o ácido hipofosforoso, vem do [tex3]H_3PO_4[/tex3] retirando-se dois oxigênios. Como [tex3]PO_4^{-3}[/tex3] , ou seja, é -3, e os hidrogênios ionizáveis de oxiácidos são aqueles ligados no oxigênio, no [tex3]H_3PO_2[/tex3] , apenas 2 dos três hidrogênios são ionizáveis. Segue que temos [tex3]PO_2^{2-}[/tex3] .
Se você está com dúvida nisso, é fundamental que estude a tabela periódica e o que significa cada elemento ser de determinada família, bem como os ânions oxigenados principais como [tex3]CO_3^{2-}[/tex3] , [tex3]PO_4^{3-}[/tex3] , [tex3]ClO_3^{-}[/tex3] , [tex3]SO_4^{2-}[/tex3] e também os ânions que se obtêm retirando oxigênios dos que podemos tirar bem como colocar, como foi ocaso do [tex3]PO_4^{3-}[/tex3] e é o caso do [tex3]SO_4^{2-}[/tex3] e [tex3]ClO_4^-[/tex3] .
Quanto aos ácidos, é tranquilo, eu consigo resolver bem esses exercícios de neutralização de sais. Minha dificuldade estava sendo em interpretar os índices. Mas realmente, vou dar uma revisada nas aulas de tabela periódica. Obrigada pela ajuda!!!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Concentração de sal na água
    por victorhenke » » em Química Geral
    2 Respostas
    781 Exibições
    Última msg por lmtosta
  • Nova mensagem Reação de neutralização
    por ana5678 » » em Química Geral
    1 Respostas
    700 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem Neutralização parcial
    por SCHOKKANTE » » em Físico-Química
    1 Respostas
    278 Exibições
    Última msg por παθμ

Voltar para “Química Geral”