Química GeralEnergia das ligações Iônicas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
aprendiz123
Elite
Mensagens: 157
Registrado em: Seg 28 Abr, 2008 00:27
Última visita: 29-06-08
Mai 2008 29 18:42

Energia das ligações Iônicas

Mensagem não lida por aprendiz123 »

Determinar a Ener. Iônica para cloreto de Sódio




Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2150
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 23-04-24
Mar 2019 02 12:02

Re: Energia das ligações Iônicas

Mensagem não lida por Jigsaw »

aprendiz123, ressuscitando questão sobre Energia de Ionização postada em 29 de maio de 2008:

A matéria é constituída por átomos, e sabe-se que a matéria interage com a energia, para que ocorra uma transformação nas propriedades da matéria implica do quanto um determinado fenômeno num dado sistema perde ou ganha energia. Assim, átomos de Na absorvem energia para formar uma ligação química na interação com outros átomos de diferentes números atômicos.

– Logo, o átomo de Na perde um elétron formando um cátion (Na+): 1s2 2s2 2p6 ficando com 8 elétrons na camada de valência (estado de menor energia; estado fundamental).

– O Cloro (Cl) é um halogênio presente na família VIIA da tabela periódica. A tendência do cloro é receber 1 elétron para completar a camada de valência, formando um ânion (Cl–): 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6.

A ligação entre esses íons de cargas opostas, sendo um metal e um não metal é do tipo iônica. Formando o cloreto de sódio como composto iônico:

Na+(g) + Cl⁻(g) → NaCl(g)

A formação de uma ligação de um composto iônico irá depender do quanto de energia for necessária fornecer para a remoção de um ou mais elétrons de um átomo e de sua transferência para outro átomo. Assim, podemos definir Energia de Ionização:

É a energia mínima necessária para retirar um elétron de maior energia de um átomo isolado em seu estado gasoso e fundamental. Os elementos com baixa E.I apresentam maior tendência em perder um elétron. E elementos com alta E.I apresentam tendência a receber um elétron.

De modo genérico, representamos da seguinte forma:

energia-de-ionizacao-1

E.I = E(X+) – E(X)

A unidade de energia de ionização (E.I) pode ser expressa em elétron-volts (eV) ou em quilojoules por mol de átomos (kJ/mol).

Para conseguir remover um elétron que se encontra em um nível maior de excitação energética é preciso fornecer a energia necessária para retirada desse elétron, então, se trata de um valor específico de energia (energia necessária!) capaz de romper com a atração da carga nuclear. A energia de ionização depende do equilíbrio da carga nuclear que diz respeito à interação entre núcleo-elétron, portanto depende do número atômico (Z) e da repulsão entre elétron-elétron. Voltando ao nosso exemplo do Na(g), podemos simplificar:

Na­(g) + E.I → Na(g)+ + 1e̵

logo,

Na­(g) + 5,1 eV → Na(g)+ + 1e̵

Perceba que a energia suficiente aplicada ao Na(g) na retirada de 1 elétron para a formação do íon positivo Na(g)+ é de 5,1 eV.

https://www.portalsaofrancisco.com.br/q ... -ionizacao

Última edição: Jigsaw (Sáb 02 Mar, 2019 12:02). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”