Química GeralUnB - Termoquímica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
joaogab
Pleno
Mensagens: 53
Registrado em: Ter 17 Mai, 2022 10:55
Última visita: 21-12-22
Jun 2022 17 15:35

UnB - Termoquímica

Mensagem não lida por joaogab »

(UnB) Uma atração muito popular, especialmente no Caribe, são os passeios no fundo do mar a bordo de subma rinos. Nesses ambientes, o CO, gerado pela respiração humana deve ser removido. Para isso, pode-se empregar, por exemplo, a reação do CO₂ com o óxido de cálcio apresentada abaixo. CO2 (g) + CaO (s) → CaCO3 (s) A tabela a seguir mostra as entalpias padrão de formação (AH) das substâncias envolvidas na reação.
Das entalpias padrão de formação fornecidas infere -se que, a 25 °C, a reação do CaO (s) com o CO2 (g) absorve calor do interior do submarino.
image.jpg
image.jpg (110.97 KiB) Exibido 526 vezes
Gabarito: Certo
Nos meus cálculos a reação é exotérmica, ou seja ela libera calor, não absorve.




Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2141
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 15-04-24
Jun 2022 17 19:46

Re: UnB - Termoquímica

Mensagem não lida por Jigsaw »

joaogab escreveu:
Sex 17 Jun, 2022 15:35
(UnB) Uma atração muito popular, especialmente no Caribe, são os passeios no fundo do mar a bordo de subma rinos. Nesses ambientes, o CO, gerado pela respiração humana deve ser removido. Para isso, pode-se empregar, por exemplo, a reação do CO₂ com o óxido de cálcio apresentada abaixo. CO2 (g) + CaO (s) → CaCO3 (s) A tabela a seguir mostra as entalpias padrão de formação (AH) das substâncias envolvidas na reação.
Das entalpias padrão de formação fornecidas infere -se que, a 25 °C, a reação do CaO (s) com o CO2 (g) absorve calor do interior do submarino.
image.jpg
Gabarito: Certo
Nos meus cálculos a reação é exotérmica, ou seja ela libera calor, não absorve.
joaogab, eu tambem encontrei o valor para uma reação EXOTERMICA:

[tex3]\boxed{\Delta H=+1028,60-1207=-178,40\frac{kJ}{mol}}[/tex3]




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”