Química GeralÓxido hidratado Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ÁguiaB
Pleno
Mensagens: 75
Registrado em: Qui 19 Mai, 2022 20:37
Última visita: 03-07-23
Jun 2022 15 19:48

Óxido hidratado

Mensagem não lida por ÁguiaB »

A figura mostra duas etapas de desidratação de um óxido hidratado. A primeira etapa é realizada em uma faixa de temperatura compreendida entre 25 ºC e 250 ºC. A segunda etapa é realizada em uma faixa de temperatura entre 250 ºC e 550 ºC.
Nas etapas 1 e 2 são rompidas, respectivamente, ligações do tipo
(A) ponte de hidrogênio e dipolo-dipolo.
(B) ponte de hidrogênio e covalente.
(C) dipolo-dipolo e iônica.
(D) dipolo-dipolo e covalente.
(E) ponte de hidrogênio e iônica.
Resposta

B
Alguém, por favor, poderia me explicar o porquê dessas ligações de hidrogênio, pois eu só havia aprendido que óxidos hidratados são, na verdade, ácidos ou bases. Logo, não entendi essa ligação de hidrogênio entre o óxido e a molécula de água. Não deveria ser uma ligação covalente sempre entre esses dois?
Anexos
Screenshot_20220615-194332_Chrome.jpg
Screenshot_20220615-194332_Chrome.jpg (19.31 KiB) Exibido 635 vezes

Última edição: Jigsaw (Seg 27 Jun, 2022 10:49). Total de 1 vez.
Razão: readequação do título (regra 4)



lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: Dom 05 Dez, 2021 12:02
Última visita: 12-06-23
Jun 2022 22 21:16

Re: Óxido hidratado

Mensagem não lida por lmtosta »

ÁguiaB,


Em Química Inorgânica, por exemplo, o que vai determinar se as moléculas de água farão uma interação de hidrogênio ou uma ligação covalente é a relação carga/raio do cátion do sal ou do óxido!!!!!!!!!

Assim, sais e óxidos de metais de transição tendem a gerar hidróxidos e espécies em que as moléculas de água de fato realizam ligações covalentes com os íons metálicos, pois estes possuem elevada densidade de carga distribuída em espaço diminuto, favorecendo intensamente a interação com moléculas de água. Como tais cátions possuem orbitais livres para acomodar elétrons do solvente, isto facilmente induz a uma ligação covalente. Trata-se do tipo de ligação covalente em que o ligante água coordena-se ao íon metálico central, formando um composto de coordenação, ou complexo!!!!!!!!!

A situação já se torna bem diferente para sais e óxidos de metais alcalinos, por exemplo. Além de baixa densidade de carga distribuída por espaço maior, íons de metais alcalinos não possuem orbitais livres para acomodar elétrons do solvente. Logo, teremos interações intermoleculares induzidas por carga, ao invés de ligação química!!!!!!!!

Então, em um primeiro momento, não teríamos como saber se se trata de ligação covalente ou interação de hidrogênio sem identificar o cátion em questão!!!!!!!!!

Mas isto não é problema, pois o exercício não coloca como primeira opção possível uma ligação química!!!!!!!!!

Já em Química Orgânica, não temos em princípio a participação de íons metálicos e as espécies interagem entre si por forças intermoleculares ou os oxigênios ligam-se quimicamente a outras espécies, como o hidrogênio, para formar hidroxilas, por exemplo!!!!!!!!!

Soa estranho falar em óxidos em Química Orgânica, mas a nomenclatura inorgânica também é corriqueiramente usada para algumas classes de compostos!!!!!!!!

Vide o carbonato de propileno que, se tentarmos observá-lo sob a ótica de um composto iônico inorgânico, teríamos um cátion propileno (altamente improvável, mas útil para fins de nomenclatura) e um ânion carbonato padrão, com um carbono e três oxigênios em arranjo trigonal plano!!!!!!!!!

No caso de óxidos em contexto orgânico, podemos pensar em compostos de partida iônicos de menor estabilidade (como o etóxido de sódio, por exemplo) ou mesmo aqueles em que o oxigênio se liga a hidrogênio para formar hidroxilas, como parece ser o caso da figura deste exercício!!!!!!!!
ÁguiaB escreveu:
Qua 15 Jun, 2022 19:48
pois eu só havia aprendido que óxidos hidratados são, na verdade, ácidos ou bases.
Este raciocínio é típico e comum em Química Inorgânica, para compostos predominantemente iônicos, e algum grau de interação e formação molecular!!!!!!!!

Não está de todo errado, mas é bastante restrito àquilo que alguns químicos costumam chamar de "Química da Água Destilada", em que as análises e verificações são simples e quase diretas!!!!!!!!

Mas, ao extrapolar a noção de Óxido para compostos orgânicos, não existem restrições acerca de ácido ou base, pois o importante é a posição que o oxigênio ocupa na cadeia e sua função junto aos grupos funcionais!!!!!!!!

Assim, podemos supor, por exemplo, que na etapa 1 da figura temos um composto orgânico com diversas hidroxilas ligadas quimicamente à cadeia carbônica o que, por si só, estabiliza a estrutura e define a estrutura química do material!!!!!!!!!

Porém, em um ambiente bastante úmido e relativamente abafado, moléculas de água podem penetrar a estrutura cristalina do composto orgânico em questão e "molhar" ou hidratar o sólido, se este estiver na forma pulverizada!!!!!!!!!

As moléculas de água na rede cristalina do composto orgânico irão interagir com as hidroxilas por interações de hidrogênio, lembrando que interações dessa natureza são responsáveis por maior solubilidade de compostos orgânicos que têm maior número de hidroxilas em sua estrutura!!!!!!!!!

Assim, com pouco aquecimento, as moléculas de água da etapa 1 já deixarão a rede cristalina do composto, pois apenas estavam interagindo com as hidroxilas presentes nele. Como são interações de hidrogênio, menos energia é necessária para desidratar o material. Não temos uma reação química, apenas uma simples secagem do material!!!!!!!!

Já na etapa 2, temos um nível energético maior envolvido de aquecimento e a ruptura de ligações químicas nas hidroxilas, resultando de subproduto a água e formando outro composto, diferente do primeiro. Temos então, uma reação química propriamente, com alteração da composição material do meio, ruptura de ligações covalentes com destruição das hidroxilas e novas ligações covalentes com o oxigênio agora fazendo uma ponte entre partes diferentes da cadeia carbônica!!!!!!!!

Essa é a ideia!!!!!!!!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”