Química GeralMassa molar

Avatar do usuário
SWR
sênior
Mensagens: 40
Registrado em: 03 Mai 2024, 14:25
Última visita: 01-06-24
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes
Mai 2024 08 14:58

Massa molar

Mensagem não lida por SWR »

Volumes iguais de uma solução de iodo I2 ( em solvente organico apropriado) foram colocadas em cinco diferentes frascos. Em seguida, a cada um dos frascos foi adicionada uma massa diferente de estanho (Sn), variando entre 0,2 e 1,0 g. Em cada frasco, formou-se uma certa quantidsde de SnI4 que foi, então, purificado e pesado. No grafico abaixo, são apresentados os resultados desse experimento.

Coom base nesses resultados experimentais, é possível afirmar que o valor da relação
massa molar do I2/massa molar do Sn e, aproximadamente,
a) 1:8
b) 1:4
c) 1:2
d) 2:1
e) 4:1

É possível dizer que a massa molar do Iodo, na estequimetria da seguinte reação: ( 2I2 + Sn----> SnI4), corresponde à meia massa molar do SnI4 e a do Estanho à 20% da massa molar do SnI4...?!
Anexos
20240508_150216.jpg
20240508_150216.jpg (103.99 KiB) Exibido 326 vezes

Editado pela última vez por SWR em 08 Mai 2024, 15:00, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2170
Registrado em: 15 Nov 2018, 22:45
Última visita: 02-06-24
Agradeceu: 599 vezes
Agradeceram: 554 vezes
Mai 2024 08 17:18

Re: Massa molar

Mensagem não lida por Jigsaw »

SWR escreveu: 08 Mai 2024, 14:58 Volumes iguais de uma solução de iodo I2 ( em solvente organico apropriado) foram colocadas em cinco diferentes frascos. Em seguida, a cada um dos frascos foi adicionada uma massa diferente de estanho (Sn), variando entre 0,2 e 1,0 g. Em cada frasco, formou-se uma certa quantidsde de SnI4 que foi, então, purificado e pesado. No grafico abaixo, são apresentados os resultados desse experimento.

Coom base nesses resultados experimentais, é possível afirmar que o valor da relação
massa molar do I2/massa molar do Sn e, aproximadamente,
a) 1:8
b) 1:4
c) 1:2
d) 2:1
e) 4:1

É possível dizer que a massa molar do Iodo, na estequimetria da seguinte reação: ( 2I2 + Sn----> SnI4), corresponde à meia massa molar do SnI4 e a do Estanho à 20% da massa molar do SnI4...?!
Dê uma olhada se esse vídeo esclarece a sua duvida: https://youtu.be/Jj7XOiMsslg

Avatar do usuário
lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 226
Registrado em: 05 Dez 2021, 12:02
Última visita: 02-06-24
Agradeceram: 1 vez
Mai 2024 22 23:46

Re: Massa molar

Mensagem não lida por lmtosta »

SWR,


Baseado na equação química:
[tex3]Sn_{(s)} + 2 I_{2(l)} -> SnI_{4(s)}[/tex3]

E na verificação do gráfico quase-linear, de que:
[tex3]m_{SnI_4} = 5 . m_{Sn} (1)[/tex3]

Temos que, pelos Princípios de Conservação e pelos rearranjos dos átomos, sendo que os mesmos não são criados e nem destruídos, mas apenas rearranjados, vem que:
[tex3]n_{Sn} (reagentes) = n_{Sn} (produtos)[/tex3]

Logo, como a proporção de estanho entre reagentes e produtos é de 1 para 1, podemos afirmar que:
[tex3]n_{Sn} = n_{SnI_4}[/tex3]

Visto que a proporção entre estanho nos produtos e de estanho no iodeto é a de 1 para 1 também, visto que todo estanho dos produtos encontra-se no iodeto do produto resultante. Além disso, como 1 mol de iodeto gera 1 mol de estanho, também temos uma relação de 1 para 1.

Desdobrando a última equação, vem que:
[tex3]\frac{m_{Sn}}{M_{Sn}} = \frac{m_{SnI_4}}{M_{SnI_4}} (2)[/tex3]

Substituindo (1) em (2), obtemos:
[tex3]\frac{m_{Sn}}{M_{Sn}} = \frac{5.m_{Sn}}{M_{SnI_4}}[/tex3]

Rearranjando:
[tex3]\frac{M_{SnI_4}}{M_{Sn}} = \frac{5.m_{Sn}}{m_{Sn}}[/tex3]
[tex3]\frac{M_{SnI_4}}{M_{Sn}} = 5 (3)[/tex3]

De maneira equivalente, se invertermos a equação (3) fazendo "1 sobre ...", concluiremos que a massa molar do estanho corresponde a cerca de um quinto daquela massa molar do iodeto, ou seja, a massa molar do estanho perfaz cerca de 20% da massa molar do iodeto, conforme você mesmo afirma no enunciado da dúvida.

Portanto sim, é possível dizer que a massa molar do estanho é 20% da massa molar do iodeto. Verdadeiro!!!!!!!!!

Considerando que a massa molar do iodeto corresponde à soma da massa molar do estanho com 4 vezes a massa molar do átomo de iodo, ou 2 vezes a massa molar do iodo molecular, podemos escrever a expressão (4):
[tex3]M_{SnI_4} = M_{Sn} + 2 . {I_2} (4)[/tex3]

Substituindo (4) em (3), obtemos um arranjo que se assemelha à razão entre massas molares do iodo e estanho:
[tex3]\frac{M_{Sn} + 2 . M_{I_2}}{M_{Sn}} = 5[/tex3]

Separando os termos, vem que:
[tex3]\frac{M_{Sn}}{M_{Sn}} + 2 . \frac{M_{I_2}}{M_{Sn}} = 5[/tex3]

Cancelando termos canceláveis, subtraindo 1 de 5 e fazendo a razão entre 4 e 2, chega-se à equação (5):
[tex3]\frac{M_{I_2}}{M_{Sn}} = 2 (5)[/tex3]

Mostrando que a relação entre massa molar do iodo e massa molar do estanho é de 2 para 1, nesta ordem, conforme alternativa "D"!!!!!!!!!

Quanto à razão entre massa molar do iodo e massa molar do iodeto, usamos a equação (5) acima e a relação (4) para rearranjá-los. Fazendo o inverso de (5):
[tex3]\frac{M_{Sn}}{M_{I_2}} = \frac{1}{2}[/tex3]
[tex3]\frac{M_{SnI_4} - 2 . M_{I_2}}{M_{I_2}} = \frac{1}{2}[/tex3]
[tex3]\frac{M_{SnI_4}}{M_{I_2}} - 2 . \frac{M_{I_2}}{M_{I_2}} = \frac{1}{2}[/tex3]
[tex3]\frac{M_{SnI_4}}{M_{I_2}} = 2 + \frac{1}{2}[/tex3]
[tex3]\frac{M_{SnI_4}}{M_{I_2}} = \frac{4}{2} + \frac{1}{2}[/tex3]
[tex3]\frac{M_{SnI_4}}{M_{I_2}} = \frac{5}{2}[/tex3]

Fazendo o inverso da última equação, conseguimos, por fim, a razão entre massa molar do iodo versus iodeto:
[tex3]\frac{M_{I_2}}{M_{SnI_4}} = \frac{2}{5}[/tex3]

Pela última expressão, portanto, podemos dizer que a massa molar do iodo corresponde a cerca de dois quintos (2/5) da massa molar do iodeto, ou cerca de 40% da massa molar do iodeto. Não meia massa molar, que seria 50%, mas sim 40% ou dois quintos. Logo, sobre a meia massa molar, a assertiva é falsa!!!!!!!!!!

Espero ter ajudado e se ainda tiver dúvidas, conte comigo SWR.

Bons estudos!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
SWR
sênior
Mensagens: 40
Registrado em: 03 Mai 2024, 14:25
Última visita: 01-06-24
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes
Mai 2024 23 19:45

Re: Massa molar

Mensagem não lida por SWR »

BRAVÍSSIMO, Imtosta... Excelente demonstração analítica... Porém, como você, seguramente, percebeu, a resolução desta questão pela abordagem conceitual rigorosa, como a que acabaste de fazer, tem uma operacionalização de grande fôlego que exige, além de conhecimentos, um tempo conderável... Na Fuvest (esta questão é da Fuvest; imagino que já o saiba), a média de tempo por questão é de três minutos e, especialmente nas questões de exatas, a administração desse tempo é, geralmente, dramaticamente crítica ( ao resolver esta questão, por exemplo, entre os motivos que me levaram a me equivocar na relaçaõ entre as massas molares do Iodo e do Iodeto de Estanho foi o tempo de prova, pois fiz esta questão à semelhança de simulado)... Então, caso você tenha experiências com a gestão de tempo de prova e deseje compartilhar alguma sugestão de como ser eficaz e eficiente na resulução de questões, de uma maneira geral, lhe ficaria muitíssimo grato...
Avatar do usuário
lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 226
Registrado em: 05 Dez 2021, 12:02
Última visita: 02-06-24
Agradeceram: 1 vez
Mai 2024 25 10:53

Re: Massa molar

Mensagem não lida por lmtosta »

SWR,


Não, eu não sabia que esta questão é da Fuvest/USP!!!!!!!!

Sou do Paraná e me formei no Paraná, embora tivesse o sonho de estudar e me formar na USP!!!!!!!!!!

Mas nunca fui aventureiro para sair de casa. Na época, tinha medo de viver longe da família, o que hoje não seria problema!!!!!!!!

Toda vez que resolvo algum exercício por aqui ou em outro fórum, sempre me fixo no exercício, no problema, sem me preocupar se se trata de atividade no nível "dever de casa", "vestibular", "concurso", etc!!!!!!!!!

Mas se você me diz que se trata de uma questão da Fuvest, para mim é uma honra resolvê-la, pois admiro tudo que está relacionado com a USP!!!!!!!!

Dito isso, a minha resolução anterior teve por objetivo ensinar, orientar, "montar o quebra-cabeça". Como você mesmo disse, foi uma resolução mais analítica!!!!!!!!

Pensando no padrão Fuvest de 3 minutos, como diz você, é possível resolver rápido, mas isto depende da sacada, tenacidade, agilidade e sagacidade do candidato!!!!!!!!

Eu resolvi novamente este exercício em 1/4 de papel A4, com poucas linhas. Vou postar a foto por aqui depois!!!!!!!!!!

A PARTIR DAQUI, SOMENTE DICAS PARA RESOLVER O PRESENTE EXERCÍCIO RAPIDAMENTE

Primeiramente, sendo um exercício com gráfico, veja que ele relaciona as massas de iodeto e estanho, permitindo concluir que a massa de iodeto é 5 vezes a massa de estanho (ver minhas anotações à mão) posteriormente.

O problema claramente "quer" que você correlacione iodeto com estanho. Como na equação química da reação, a proporção molar entre ambos é de 1 para 1, escrevemos a proporção entre eles na forma "n = m/M" para ambos, igualando-os (ver anotações).

Como o problema pede a relação de massa molar entre iodo e estanho, é conveniente manter a massa molar do estanho, da equação anterior, no denominador e rearranjar a equação, colocando a massa do estanho no denominador da outra razão e a massa molar do iodeto na primeira razão.

O candidato sagaz já se recorda da primeira igualdade, das massas de iodeto e estanho, e já substitui na última expressão, cancelando as massas de estanho.

Por fim, usa o conceito de massa molar para substituir a massa molar do iodeto pela soma das massas de estanho e iodo.

Desenvolvendo rapidamente a equação, chega-se no resultado final, da razão das massas molares de iodo e estanho ser igual a 2!!!!!!!!!

O candidato menos sagaz e mais lento, talvez levasse uns 7 ou 8 minutos para responder!!!!!!!!!!!!

Mas, pelo que entendi, a USP não avalia apenas conhecimento, mas também agilidade, sagacidade e "sacadas" dos candidatos!!!!!!!!!

Enfim, foi o jeito mais rápido que encontrei para resolver!!!!!!!!!!

Tenho por hábito ser analítico, mas é interessante também ver o resultado por um caminho mais curto!!!!!!!!!

Novamente, sigo à disposição para continuar conversando sobre essa questão e gostaria que compartilhasse comigo se ainda existe demanda para esta questão!!!!!!!!

Não considerei as outras 2 análises que fez, pois tomaria ainda mais tempo!!!!!!!!!!

Foquei apenas no exercício, desta vez!!!!!!!!

Me mantenha informado, por gentileza, pois gosto muito de conversar sobre estas questões!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 226
Registrado em: 05 Dez 2021, 12:02
Última visita: 02-06-24
Agradeceram: 1 vez
Mai 2024 25 11:33

Re: Massa molar

Mensagem não lida por lmtosta »

exercício resolvido brevemente à mão
exercício resolvido brevemente à mão
Avatar do usuário
lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 226
Registrado em: 05 Dez 2021, 12:02
Última visita: 02-06-24
Agradeceram: 1 vez
Mai 2024 25 11:53

Re: Massa molar

Mensagem não lida por lmtosta »

Quanto aos exercícios em geral, alguns pontos interessantes para acelerar e agilizar as resoluções:

1) Se tiver gráfico, comece pelo gráfico, tentando estabelecer o tipo de relação que existe entre ordenada (variável "y") e abscissa (variável "x");
2) Equacione sempre que puder e evite regras de três se puder (estas últimas funcionam bem para padrões lineares e alguns padrões hiperbólicos específicos, mas falham miseravelmente com todo o resto);
3) Ao equacionar, atente se existe algo que já possa sinalizar para o fim do problema. Se sim, desenvolva os cálculos nesse sentido até finalizar. Se não, siga correlacionando o que o gráfico da questão possibilita, até surgir uma brecha para conduzir ao término do exercício;
4) E se não houver brecha que aponte para o fim do problema???? Então, crie uma, manipulando números e variáveis coerentemente;
5) Por fim, desenvolva o hábito de "brincar" com números e equações. Tome deduções de fórmulas que algum professor realizou, e tente fazer o caminho inverso, "des-deduzindo" a equação, e assim por diante. Por exemplo, existem várias maneiras de escrever o número "6". Algumas delas são: "12/2", "2*3", "sqrt36", etc. Conforme o formato usado, pode ser que o resultado se encaixe em uma resolução, e assim por diante.

De imediato, pensaria nestes caminhos, nestas possibilidades!!!!!!!!!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg
  • Nova mensagem (UESB-2015) Massa atômica, massa molecular e massa molar
    por doraoliveira » » em Química Geral
    2 Resp.
    3146 Exibições
    Últ. msg por doraoliveira
  • Nova mensagem Massa Atômica e Massa Molar
    por Pedroho » » em Química Geral
    1 Resp.
    1245 Exibições
    Últ. msg por Nh3noenem
  • Nova mensagem Massa molecular, massa molar e mol
    por MED10 » » em Química Geral
    1 Resp.
    1258 Exibições
    Últ. msg por Jigsaw
  • Nova mensagem Massa molar
    por Valdilenex » » em Química Geral
    1 Resp.
    7614 Exibições
    Últ. msg por LucasPinafi
  • Nova mensagem Massa Molar
    por Paitt » » em Química Geral
    1 Resp.
    803 Exibições
    Últ. msg por Nikolaw

Voltar para “Química Geral”