Química GeralSimulado IME) Equilíbrio Iônico

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
careca
3 - Destaque
Mensagens: 634
Registrado em: Sex 28 Fev, 2020 12:34
Última visita: 10-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Ago 2021 03 14:41

Simulado IME) Equilíbrio Iônico

Mensagem não lida por careca »

Simulado/IME) A respeito da comparação entre os ácidos clorídrico (muito forte) e acético (fraco), pode- se afirmar que:

a) Duas soluções de mesma concentração de ambos os ácidos apresentam o mesmo pH.
b) Após a neutralização de soluções desses ácidos por hidróxido de sódio, a solução contendo ácido clorídrico terá menor valor de pH.
c) Entre duas soluções de mesmo pH desses ácidos, a solução de ácido acético é capaz de neutralizar um volume maior de uma solução aquosa de hidróxido de sódio.
d) Ao se adicionar metade do volume de uma solução de hidróxido de sódio necessária para neutralizar completamente uma solução de ácido clorídrico, forma-se uma solução tampão.
e) Entre duas soluções de mesmo pH desses ácidos, a solução de ácido acético apresenta maior condutividade elétrica.
Resposta

Gabarito = C
///Caso eu erre, corrija-me por favor

Eu acho que entendi a letra (A)

O HCl tem aproximadamente [tex3]\alpha = 100[/tex3] %. Já o CH3COOH é um ácido fraco, então podemos usar a lei de Osvald

[tex3][HCl] = M -> [H+] = M[/tex3]

Mas...

[tex3][H]^2 = Ka.M [/tex3] e [tex3]Ka ≈ \alpha ^2.M --> [H+]=M\alpha -> \alpha \in (0,1)[/tex3]

Então o Ph deles vai ser diferente....

/////////////////////////

Na letra B, O NaCl vai ter Ph aproximadamente 7 ( ácido forte + base forte ) e o ácido acético, por ser um ácido fraco com base forte, vai ter Ph> 7 .
Então a B não estaria certa?....

///////////////

Na letra (C) não entendi muito bem...

//////////

Na letra (D). O tampão é: Ácido forte + Sal desse ácido com base fraca ou Base forte + Sal dessa base com ácido fraco. Então,não se formará um tampão.

////////

Na letra (E) note que os íons acetato são muito mais pesados que os íons cloreto. Então, já que os íons apresentam menor mobilidade , eles não conduzem tão bem...



Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Simulado ITA) Equilíbrio Iônico
    por careca » » em IME/ITA
    2 Respostas
    1308 Exibições
    Última msg por Ósmio
  • Nova mensagem (FB) Equilíbrio iônico
    por Deleted User 23699 » » em Físico-Química
    1 Respostas
    781 Exibições
    Última msg por Ósmio
  • Nova mensagem (FB) Equilíbrio iônico
    por Deleted User 23699 » » em Físico-Química
    1 Respostas
    634 Exibições
    Última msg por Ósmio
  • Nova mensagem (FB) Equilíbrio iônico
    por Deleted User 23699 » » em Físico-Química
    1 Respostas
    565 Exibições
    Última msg por Ósmio
  • Nova mensagem (FB) Equilíbrio iônico
    por Deleted User 23699 » » em Físico-Química
    1 Respostas
    553 Exibições
    Última msg por Ósmio

Voltar para “Química Geral”