Química GeralReações químicas e ácidos

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Deleted User 23841
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jan 2020 24 20:48

Reações químicas e ácidos

Mensagem não lida por Deleted User 23841 »

quando a gente quer fazer uma reação química, não se pode adicionar água no ácido e sim o inverso, pois ocorre a liberação de muito calor. Irá acontecer uma mudança de estado abrupta da água, saindo do estado líquido e indo para o gasoso, correto??? A minha dúvida é: por que ocorre essa liberação de calor ( reação exotérmica ).
As moléculas de ácido irão se quebrar na presença de água, estaria correto??? Se for isso por que elas se quebram e como se quebram além de como ocorre a liberação de calor??? Quem puder me ajudar, ficarei grata Estou em uma dúvida que eu não consigo tirar da cabeça! :)




Autor do Tópico
Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Fev 2020 04 13:45

Re: Reações químicas e ácidos

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Ola

Nunca ouvi nada em minhas aulas que falasse sobre a ordem dos reagentes. Penso que é um costume você primeiro colocar o solvente e depois o soluto.
A água reage com o ácido. Dependendo do ácido, posso ter uma determinada liberação de energia (processo exotermico). O motivo disso depende de ácido para ácido e é estudado na termoquimica. Geralmente, reações espontâneas acabam sendo exotermicas. (Um ex dessas reações seria um acido + agua).
A molecula de acido reage com a agua entao podemos sim afirmar que ela "se quebra". O motivo de reagir é o que a termodinamica estuda: aumento de entropia e diminuicao de entalpia (reação exotermica)

O motivo pelo qual as reações inorgânicas ocorrem geralmente é termoquimico. Ja o "como", seria uma questao mais aprofundada que depende de cada reagente.

Espero ter ajudado um pouco




Autor do Tópico
Deleted User 23841
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Fev 2020 05 18:52

Re: Reações químicas e ácidos

Mensagem não lida por Deleted User 23841 »

Zhadnyy Obrigada!! :D



Autor do Tópico
Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Fev 2020 12 12:42

Re: Reações químicas e ácidos

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Adicionando a resposta:

Realmente, a ordem pratica de colocaçao dos reagentes é primeiro a agua e depois o ácido, justamente pelo motivo que voce falou: a reação do acido (acido sulfurico por ex) com a agua é tao exotermica que pode causar explosoes se a ordem for desrespeitada. Colocando o acido por segundo, voce tem "mais controle" da reação e mais segurança




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Reações Químicas
    por elidecoline » » em Química Orgânica
    0 Respostas
    542 Exibições
    Última msg por elidecoline
  • Nova mensagem Reações químicas
    por wynlittleton » » em Química Orgânica
    0 Respostas
    513 Exibições
    Última msg por wynlittleton
  • Nova mensagem (ITA - 90) Reações químicas
    por Deleted User 23699 » » em IME/ITA
    1 Respostas
    1362 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem Reações químicas
    por brunoftx » » em Química Geral
    1 Respostas
    511 Exibições
    Última msg por lmtosta
  • Nova mensagem (ENEM) Reações Químicas
    por varpw » » em Química Geral
    1 Respostas
    318 Exibições
    Última msg por Jigsaw

Voltar para “Química Geral”