Físico-Química(FUVEST 2015) pH Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Princesa
iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: Dom 04 Jul, 2021 05:32
Última visita: 07-08-22
Nov 2021 22 15:13

(FUVEST 2015) pH

Mensagem não lida por Princesa »

Soluções aquosas de ácido clorídrico, HCl(aq), e de ácido acético, H3CCOOH(aq), ambas de concentração 0,10 mol/L, apresentam valores de pH iguais a 1,0 e 2,9, respectivamente. Em experimentos separados, volumes iguais de cada uma dessas soluções foram titulados com uma solução aquosa de hidróxido de sódio, NaOH(aq), de concentração adequada. Nessas titulações, a solução de NaOH foi adicionada lentamente ao recipiente contendo a solução ácida, até reação completa. Sejam V1 o volume da solução de NaOH para reação completa com a solução de HCl e V2 o volume da solução de NaOH para reação completa com a solução de H3CCOOH. A relação entre V1 e V2 é

a) V1 = 103,9 V2
b) V1 = (1,0/2,9) V2
c) V1 = V2
d) V1 = 2,9 V2
e) V1 = 101,9 V2
Resposta

[ RESPOSTA V1=V2]
(Olá, alguém pode me dizer porque os pHs não influenciam na resposta ? Na minha cabeça (kkkk), como o pH da solução de HCl é menor, então ele se ioniza mais (solta mais H+) que o H3COOH e por isso seria necessário mais NaOH para reação. Podem me dizer porque estou errada? Desde já, muito obrigada :) )

Última edição: MateusQqMD (Seg 22 Nov, 2021 17:57). Total de 1 vez.
Razão: colocar spoiler na resposta e retirar imagem.



Avatar do usuário
deBroglie
2 - Nerd
Mensagens: 79
Registrado em: Seg 22 Nov, 2021 15:58
Última visita: 11-10-23
Nov 2021 22 21:45

Re: (FUVEST 2015) pH

Mensagem não lida por deBroglie »

=} m(concentração molar)= n/V ; n =m.V ->como diz o enunciado ambos têm a mesma concentração( 0,1 mol/L ) ->n1/V1=n2/V2 ; e como ambos também têm o mesmo volume ,logo : n1=n2
Para ocorrer a neutralização completa n de NaOH = n ácido ; m.V de NaOH= n ácido ;como a concentração de NaOH é a mesma para ambas as misturas e ambos os ácido têm o mesmo número de mols , logo : V1=V2
Obs: os PHs não influenciam na resposta pois o que o PH informa é apenas a concentração de H+ , que nesse caso o HCL possui uma concentração maior (10^-1 comparado com 10^-2,9 do H3CCOOH), e para o caso de neutralização o que importa é o numero de mols ( no caso da total: n mols da base = n mols do ácido ) e para isso o PH não importa ,como demonstrei anteriormente, em que n1=n2 (mesmo com valores de PH diferentes ).



“A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a da escultura.” ~ Bertrand Russell .
EFOMM - 2022

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Físico-Química”