Físico-Química(UNESP 2013) Eletroquímica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madeline
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Sex 28 Mai, 2021 07:56
Última visita: 20-10-21
Jul 2021 20 15:28

(UNESP 2013) Eletroquímica

Mensagem não lida por Madeline »

72. O silício metalúrgico, purificado até atingir 99,99% de pureza, é conhecido como silício eletrônico. Quando cortado em fatias finas, recobertas com cobre por um processo eletrolítico e montadas de maneira interconectada, o silício eletrônico transforma-se em microchips.
As fatias de silício são colocadas numa solução de sulfato de cobre. Nesse processo, íons de cobre deslocam-se para a superfície da fatia (cátodo), aumentando a sua condutividade elétrica.

A semirreação na superfície da fatia de silício, cátodo, é representada por:
(A) Cu2+ + 2e– → Cu(s).
(B) Si(s) + 4e– → Si4+(s).
(C) 2Cu+ + H2O → 2Cu(s) + H2O + 2e–.
(D) Cu2+ + 2H2O → O2(g) + 4H+ + Cu(s).
(E) 2SO4– → S2O82– + 2e–
Resposta

Gabarito: E
Oi pessoal, tenho dificuldade em eletroquímica e tive a seguinte dúvida: se nos processos eletroquímicos em geral, o cátodo é o local em que ocorre redução, eu pensei que a fatia de silício sofreria redução - portanto, receberia elétrons- então pensei que o cobre forneceria esses elétrons. Me ajudem a identificar qual foi meu erro, por favor?

Se tiverem uma dica pra entender melhor o assunto no geral eu aceito também, muito obrigada! :)

Última edição: Jigsaw (Qui 22 Jul, 2021 09:17). Total de 1 vez.
Razão: readequação do título (regra 4)



Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 29-03-24
Jul 2021 20 19:46

Re: (UNESP 2013) Eletroquímica

Mensagem não lida por Jigsaw »

Madeline escreveu:
Ter 20 Jul, 2021 15:28
72. O silício metalúrgico, purificado até atingir 99,99% de pureza, é conhecido como silício eletrônico. Quando cortado em fatias finas, recobertas com cobre por um processo eletrolítico e montadas de maneira interconectada, o silício eletrônico transforma-se em microchips.
As fatias de silício são colocadas numa solução de sulfato de cobre. Nesse processo, íons de cobre deslocam-se para a superfície da fatia (cátodo), aumentando a sua condutividade elétrica.

A semirreação na superfície da fatia de silício, cátodo, é representada por:
(A) Cu2+ + 2e– → Cu(s).
(B) Si(s) + 4e– → Si4+(s).
(C) 2Cu+ + H2O → 2Cu(s) + H2O + 2e–.
(D) Cu2+ + 2H2O → O2(g) + 4H+ + Cu(s).
(E) 2SO4– → S2O82– + 2e–

Gabarito: E

Oi pessoal, tenho dificuldade em eletroquímica e tive a seguinte dúvida: se nos processos eletroquímicos em geral, o cátodo é o local em que ocorre redução, eu pensei que a fatia de silício sofreria redução - portanto, receberia elétrons- então pensei que o cobre forneceria esses elétrons. Me ajudem a identificar qual foi meu erro, por favor?

Se tiverem uma dica pra entender melhor o assunto no geral eu aceito também, muito obrigada! :)
Madeline, poderia confirmar as alternativas dessa questão?

Estou encontrando alternativas diferentes, inclusive essa questão foi postada e RESOLVIDA aqui no Forum com outras alternativas:

viewtopic.php?t=83793

Há tambem um vídeo EXPLICATIVO no YouTube com o prof. MAZZEI:

https://www.youtube.com/watch?v=Npk4nAx_IN4


REFERÊNCIAS:

UNESP 2013 - Química - Questão 70
70 visualizações17 de nov. de 2020
Química com Arte - By Professor Mazzei
https://www.youtube.com/watch?v=Npk4nAx_IN4




Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madeline
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Sex 28 Mai, 2021 07:56
Última visita: 20-10-21
Jul 2021 29 17:47

Re: (UNESP 2013) Eletroquímica

Mensagem não lida por Madeline »

Jigsaw, perdão! Tem dois erros no tópico: o número da questão é 71 na prova, e de alguma maneira coloquei as alternativas em ordem diferente da original. Nesse caso, o gabarito seria letra A. Em anexo tem um imagem da questão retirada do documento original da prova.
Eu entendi a resolução do professor Mazzei, mas não consegui esclarecer minha dúvida. Vou estudar mais um pouco o conteúdo e quando descobri volto aqui pra compartilhar.
Obrigada!
Anexos
q.71 unesp2013.png
q.71 unesp2013.png (27.28 KiB) Exibido 1455 vezes



Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 29-03-24
Jul 2021 30 11:44

Re: (UNESP 2013) Eletroquímica

Mensagem não lida por Jigsaw »

Madeline escreveu:
Qui 29 Jul, 2021 17:47
Jigsaw, perdão! Tem dois erros no tópico: o número da questão é 71 na prova, e de alguma maneira coloquei as alternativas em ordem diferente da original. Nesse caso, o gabarito seria letra A. Em anexo tem um imagem da questão retirada do documento original da prova.
Eu entendi a resolução do professor Mazzei, mas não consegui esclarecer minha dúvida. Vou estudar mais um pouco o conteúdo e quando descobri volto aqui pra compartilhar.
Obrigada!
Madeline, primeiro é preciso conhecer os conceitos de eletrólise e pilha:

Eletrólise = a energia elétrica é transformada em energia química
Pilha = a energia química é transformada em energia elétrica.

Eu costumo utilizar uma tabela de facilidade de descarga para resolver exercícios de eletrólise:
FORUM TTB FACILIDADE DE DESCARGA.jpg
FORUM TTB FACILIDADE DE DESCARGA.jpg (37.55 KiB) Exibido 1451 vezes
Desta forma temos a decomposição do CuSO4 e da H2O:

[tex3]\text{CuSO}_4\rightarrow \cancel{\text{Cu}^{+2}}+\text{SO}_4^{-2}[/tex3]
[tex3]\cancel{2}\ \text{H}_2\text{O}\rightarrow 2\ \text{H}^++\cancel{2\ \text{OH}^-}[/tex3]
pólo negativo (catodo): [tex3]\cancel{\text{Cu}^{+2}}+\cancel{2\ \text{e}^-}\rightarrow \text{Cu}^0[/tex3]
pólo positivo (ânodo): [tex3]\cancel{2\ \text{OH}^-}\rightarrow \cancel{\text{H}_2\text{O}}+\frac{1}{2}\text{O}_2+\cancel{2\ \text{e}^-}[/tex3]

======================================================================

[tex3]\text{CuSO}_{4(aq)}+\text{H}_2\text{O}_{(l)}\rightarrow \text{Cu}_{(s)}+2\ \text{H}^+_{(aq)}+\text{SO}_{4(aq)}^{-2}+\frac{1}{2}\text{O}_{2(g)} [/tex3] (reação global)

Note que entre os cátions o Cu+2 teve > facilidade de descarga que o H+
Note que entre os ânions o OH- teve > facilidade de descarga que o SO4-2

ET = O problema é que havia duas questões seguidas sobre o mesmo TEMA (70 e 71) na questão 70 era abordado o processo de GALVANOPLASTIA, e na 71 a ELETRÓLISE, desta forma não tem sentido haver corrosão do silício se o principal objetivo da GALVANOPLASTIA é revestir esse metal com cobre para protegê-lo!



Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 29-03-24
Jul 2021 30 11:47

Re: (UNESP 2013) Eletroquímica

Mensagem não lida por Jigsaw »

Madeline, toda vez que você for mencionar um usuário na sua mensagem, favor clicar no nome dele logo abaixo do avatar onde haverá a indicação "referenciar este usuário" em seguida "inserir este nome de usuário no campo de resposta rápida", assim o mesmo será notificado de sua mensagem, perceba que haverá modificação na cor da fonte do nome do usuário, eu só acessei essa mensagem sua porque estou acompanhando esse Tópico.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madeline
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Sex 28 Mai, 2021 07:56
Última visita: 20-10-21
Set 2021 27 18:12

Re: (UNESP 2013) Eletroquímica

Mensagem não lida por Madeline »

Jigsaw, agradeço demais pela ajuda!! Finalmente consegui entender essa questão, a tabela me ajudou muito e a observação sobre a galvanoplastia foi super importante p/ a compreensão da lógica da questão. Muita grata!!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem UNESP - 2013/2
    por Min » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    690 Exibições
    Última msg por csmarcelo
  • Nova mensagem Eletroquímica
    por Gabeds » » em Química Geral
    1 Respostas
    1235 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem Eletroquímica
    por Gabeds » » em Química Geral
    3 Respostas
    818 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem Eletroquímica
    por Gabeds » » em Química Geral
    1 Respostas
    2518 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem Eletroquímica
    por Gabeds » » em Química Geral
    1 Respostas
    486 Exibições
    Última msg por Jigsaw

Voltar para “Físico-Química”