Físico-Químicaestrutura atômica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
leonardodlc
Pleno
Mensagens: 70
Registrado em: Ter 23 Jun, 2020 18:08
Última visita: 25-03-22
Mar 2021 31 19:40

estrutura atômica

Mensagem não lida por leonardodlc »

Por que o nível e subnível mais energéticos não são, necessariamente, os que contêm mais elétrons ? o que Linus Pauling observou para postular que o subnível mais energético é o 7p6, por exemplo ? o que faz com que um determinado nível e subnível seja mais energético?




Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2021 31 20:14

Re: estrutura atômica

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

É uma questão interessante
Existem várias coisas que contribuem para esse fato
1. Distância entre as partículas: é definido por convenção, que quando separadas infinitamente, duas partículas possuem energia potencial elétrica nula. Conforme vão se aproximando, quando estudamos orbitais, a energia potencial vai diminuindo e a cinética aumentando.
2. A penetrabilidade de cada tipo de orbital define diretamente qual é sua distância média para o núcleo, e portanto sua relação energética.
3. O diagrama de Pauling é apenas aproximado em alguns casos. Para átomos com muitos elétrons, as vezes subníveis atômicos próximos invertem a ordem energética.
4. A penetrabilidade também é relacionada com a blindagem eletrônica, já que no mundo real, não podemos considerar apenas a relação núcleo-elétron, desprezando todas as diversas relações elétron-elétron.

Resumindo: a ordem energética, diretamente proporcional a n + l , onde l é o número quantico secundário e n o número quantico principal, é decorrente principalmente da distância entre o elétron e o núcleo, além da penetrabilidade do orbital. Esses dois fatores já diferenciam entre camadas (distância) e entre subníveis (penetrabilidade)




Avatar do usuário
Waterloo
1 - Trainee
Mensagens: 37
Registrado em: Dom 11 Ago, 2019 14:53
Última visita: 18-01-24
Mar 2021 31 20:15

Re: estrutura atômica

Mensagem não lida por Waterloo »

Boa noite;
Para construção dos modelos atômicos, utilizou-se como referencial para o crescimento da energia potencial a distancia em relação ao núcleo, padronizando como no infinito energia potencial nula e que a medida que um eletron se aproxima do proton, essa energia potencial "fica mais negativa''. Nesse critério, a partir do momento que os elétrons vão sendo postos nos níveis eletrônicos, preenchendo as camadas mais internas e depois as mais externas, a energia potencial associada a esses elétrons vai aumentando (ficando menos negativa se preferir). A questão dos subniveis a analise fica um pouco mais complexa por assim dizer, pela resolução da equação de Schrodinger, a densidade de probabilidade de encontrar os elétrons (posição no espaço) fica a mercê do momento angular relativo aquele elétron. A medida que o número quântico secundário, aumenta, cria-se buracos na distribuição espacial para aquele orbital, devido ao fato que haverá posições que a probabilidade de encontrar o elétron será nula. Tais eventos resultam numa maior energia dos orbitais que possuem um maior numero quântico secundário, fazendo com que para um mesmo nível, os orbitais com maior l, sejam mais energéticos.



A journey of a thousand miles begins with a single step. Não Desista! :)

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Massa atômica
    por medyorianna » » em Química Geral
    3 Respostas
    280 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem Estrutura da Tabela Periódica
    por inguz » » em Química Geral
    2 Respostas
    1332 Exibições
    Última msg por inguz
  • Nova mensagem (Cesgranrio-RJ)-Estrutura da tabela periódica
    por inguz » » em Química Geral
    1 Respostas
    1247 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem Estrutura de Lewis - CO
    por Jacklaton » » em Química Geral
    2 Respostas
    1242 Exibições
    Última msg por Jacklaton
  • Nova mensagem estrutura da substância
    por WBQ » » em Química Orgânica
    1 Respostas
    668 Exibições
    Última msg por Jigsaw

Voltar para “Físico-Química”